Comunicantus no evento de encerramento do semestre

O Coro de Câmara Comunicantus participa do evento virtual de encerramento do semestre pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com presença do pró-reitor de Graduação, Edmund Baracat, do reitor da USP, Vahan Agopyan, vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, e pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Bentley.

O evento pode ser acompanhado por aqui, às 17h, hoje, 29 de julho de 2021.

O Comunicantus vem produzindo vídeos corais desde a mudança para o ensino remoto. São novas atividades corais, explorando as tecnologias e descobrindo outras maneiras de fazer um trabalho musical coletivo, mesmo à distância.

Os dois vídeos que serão apresentados mostram um pouco do percurso percorrido, a primeira foi estreada há um ano no evento “Sonho e Presente: meu canto não tem nada a ver com a lua”.

Já a segunda música traz um novo arranjo do professor de regência Fred Teixeira para a música “A USP é de todos, a USP está em você”, que foi lançada este ano. O vídeo foi editado por Carolina Andrade Oliveira e o áudio por Arthur Thomas Pereira Bueno.

Os dois vídeos mostram o trabalho em equipe. O Coro de Câmara Comunicantus é um Projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP na vertente Ensino, ligado à pró-reitoria de Graduação. Constitui-se em dois eixos, um de performance coral e outro de produção de material didático.

O novo projeto recém-aprovado está com inscrições abertas no Jupiterweb para alunos de graduação interessados em um dos dois eixos. As inscrições vão de 28 de julho a 12 de agosto e são exclusivas para alunos de graduação da USP de qualquer curso.

Saiba Mais:

Lua, lua, lua, lua.

Música de Caetano Veloso, com arranjo coral de Marcos Leite.

Este vídeo foi feito no início da pandemia, em 2020, com cada aluno gravando de sua casa, e essa ideia foi aproveitada pela aluna Yasmin Rainho, que fez uma animação. A edição de áudio também foi feita por um aluno de graduação, Artur Thomas Pereira Bueno. A direção artística é do maestro Marco Antonio da Silva Ramos, regente do Coro de Câmara Comunicantus. A ideia do vídeo é mostrar que, mesmo com cada um em sua casa, é possível trabalhar em conjunto.

A USP é de todos, a USP está em você.

O Coro de Câmara Comunicantus estreia hoje a versão coral desta música, em arranjo feito pelo professor colaborador Fred Teixeira. A canção original foi composta por Gustavo Kurlat e o vídeo original foi produzido pela Play it again.  A versão do Comunicantus destaca a participação de cada um dos grupos de alunos cantores e instrumentistas, que vão aparecendo a partir da estrutura do arranjo. Os instrumentistas convidados fazem parte da OCAM, Orquestra de Câmara da USP.

As estantes simbolizam o conhecimento e as roupas coloridas e os fundos neutros são uma metáfora da diversidade e amplitude de atuação da USP. A edição de vídeo é da doutoranda Carolina Andrade Oliveira, com edição de áudio do aluno estagiário Artur Thomas Pereira Bueno. A direção musical é do professor Marco Antonio da Silva Ramos. O Coro de Câmara Comunicantus é um Projeto PUB na vertente ensino, coordenado pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza.