Comunicantus 20 anos

A gente está sempre pensando no próximo ensaio, próximo concerto e, agora, no próximo vídeo, mas de repente nos damos conta de que são 20 anos do Comunicantus!

Em 2001 foi elaborado um Projeto Comunicantus, inagurando as atividades do Coral Escola Comunicantus, um coro completamente novo, voltado para o público que queria aprender a cantar em coro, sem necessidade de ter experiência anterior.

Os regentes, pianistas, ensaiadores, preparadores vocais do Coral Escola Comunicantus são, desde 2001, sempre alunos de graduação (dos vários cursos) e, agora, também de pós-graduação.

Foto do Coral Escola Comunicantus em 2001 (primeiro grupo).

O Projeto Comunicantus também estabeleceu um curso de extensão em regência coral para regentes já atuantes, independentemente do tipo de coro que regessem. Esse curso tinha por coordenador o professor Marco Antonio da Silva Ramos e uma equipe financiada pela VITAE, fundação de apoio às artes que, infelizmente, não está mais em atuação hoje em dia.

Notícia na imprensa sobre o Concerto de Lançamento do Projeto Comunicantus,
abril de 2001.

As áreas desse curso eram: Técnica Vocal, Repertório Coral, Educação Musical e Regência Coral. Durava toda a tarde de 6a feira e tinha alunos de outros municípios e até de outros estados: Paraná, Minhas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo.

Hoje, o Coral Escola Comunicantus completa 20 anos de atividade e temos uma disciplina optativa com 3 professores: Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecilia Igayara-Souza e Fred Teixeira. Mantém, portanto, o espírito de trabalho em equipe do início, mas adaptado à nova realidade. Em 2020, a disciplina foi voltada à ideia de “coro virtual”. Veja neste vídeo um pouco dos resultados e dos processos. A disciplina será oferecida à distância em 2021, vinculada à atividade prática no Coral Escola Comunicantus.

E para comemorar os 20 anos, estamos lançando um projeto que irá recuperar alguns momentos desses 20 anos. Aguardem, acompanhem nossas postagens no Facebook, Instagram e canal do YouTube.