Feliz 2021/ Retrospectiva 2020

O Comunicantus deseja um 2021 mais feliz para todos e todas. O ano de 2020 foi desafiador e fomos obrigados a conviver com notícias difíceis, mas tanto o processo de ensino, como o de pesquisa e de extensão tiveram continuidade a partir de atividades remotas. O Comunicantus interrompeu as atividades presenciais dia 13/03 e, na semana seguinte, já estávamos em atividades a distância.

A produção artística não parou, ao contrário, tivemos estreia de novas obras, investimos no uso das tecnologias, mantivemos o contato com o público, produzimos eventos virtuais e grande quantidade de materiais didáticos.

Terminamos o ano com o Festival Comunicantus, realizado em versão online em 3 dias, com 13 coros de 8 países diferentes. Todo o material, tanto os Encontros Corais como as mesas redondas, estão em nosso canal do YouTube.

O Coro de Câmara Comunicantus produziu diversos vídeos corais em 2020, e o último a ser acrescentado em nosso canal é a obra de Lindembergue Cardoso, que você pode assistir aqui:

O Coral da ECA-USP também realizou um concerto virtual com a produção do ano.

O Coral Escola Comunicantus e Coro Universitário Comunicantus realizaram um vídeo e deixaram material gravado para uma outra produção, que será retomada em 2021. Neste vídeo, você pode ver o resultado musical e um pouco do processo de trabalho de um coro virtual.

O Coral da Terceira Idade da USP precisou interromper as atividades. Mas produzimos uma série de depoimentos que falam da memória em torno da atividade do Coral e de sua importância para os coralistas, retomando alguns momentos marcantes.

O panorama para 2021 ainda é incerto. Por enquanto, sabemos que deveremos retomar as atividades de forma virtual a partir de 12/04. Os alunos bolsistas retomarão as atividades em fevereiro.

Durante o mês de janeiro, estaremos em recesso. Desejamos a todos e todas um final de ano seguro, com saúde, e um período de retomada de energia para o longo ano que teremos pela frente. Que ele seja mais suave!