Festival Comunicantus: hoje e ontem

O Comunicantus está preparando seu primeiro Festival de Coros online. Será uma edição internacional, com convidados de oito países diferentes: Brasil, Argentina, Estados Unidos da América, Alemanha, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido. Todos os regentes já tiveram algum contato artístico e acadêmico com o Comunicantus.

Para comemorar a continuidade das atividades corais, apesar das situações tão difíceis enfrentadas em 2020, o Comunicantus preparou o lançamento dos vídeos do Festival 2019, que foram editados este ano.

Coral da ECA-USP. Marco Antonio da Silva Ramos, regente titular.

O lançamento será no dia 27 de novembro, 6a feira, às 18:00, como estreia no YouTube (Festival 2019).
Esta data foi escolhida porque, em 27 de novembro de 2019, foi realizado o concerto de abertura do Festival Comunicantus. Foi em evento marcante, por diversos motivos.

Marcou a realização de uma parceria entre a USP e a Catedral Evangélica de São Paulo, onde está instalado o órgão Grenzig que pertence à Universidade.

Isabella de Carvalho, organista

O concerto de 27 de novembro de 2019 trouxe obras para coro que têm acompanhamento de órgão, alunos que se alternaram na regência, piano e nas vozes solistas. Estes vídeos, até então inéditos, poderão ser agora vistos, entre eles excertos da Petite Messe Solennelle de Rossini.

Laleska Terzetti, solista

Esse concerto também comemorou a despedida do professor Marco Antonio da Silva Ramos como regente titular do Coral da ECA-USP, em função de sua aposentadoria e passagem para o Programa Professor Sênior. Na última obra do programa, ex-alunos e amigos músicos profissionais juntaram-se ao coro, em um emocionante encontro – ainda mais diante da impossibilidade de reunir pessoas para cantar no momento atual.

Prof. Marco Antonio da Silva Ramos

Hoje, um ano depois, muita coisa mudou. Apesar da pandemia, o Comunicantus conseguiu bons resultados artísticos e educativos. Foi realizado um concurso para professor colaborador e o regente Fred Teixeira assumiu a regência do Coral da ECA-USP e as turmas de Regência Coral.

O Coral da ECA-USP lançou diversos vídeos corais, desde abril, e apresentará novos resultados no Festival. O grupo prepara no momento uma Missa de Gounod, a ser lançada ainda em dezembro.

A professora Susana Cecilia Igayara-Souza, que já tinha assumido a coordenação do Comunicantus, teve agora o desafio de liderar equipes à distância. A equipe de novos bolsistas do Projeto PUB, por exemplo, nunca se encontrou em uma reunião ao vivo.

Portanto, a realização deste Festival em tais condições é um grande resultado e é fruto da colaboração entre equipes de professores e alunos, especialmente pela presença da doutoranda Carolina Andrade Oliveira, bolsista CAPES, que divide com a professora Susana Cecilia Igayara-Souza a coordenação e organização do Festival 2020.

Profª Susana Cecilia Igayara-Souza e a doutoranda Carolina Andrade Oliveira com o público na Catedral Evangélica

O professor Marco Antonio da Silva Ramos entrou numa nova fase profissional, agora mediada pela tecnologia. Foi buscar sua experiência de juventude, com trabalhos experimentais e em estúdio, para propor novos projetos para o Coro de Câmara Comunicantus, que incluem criação coletiva e estreia de obras inéditas, produzidas a partir da mixagem de faixas individuais, em um intenso trabalho de equipe com os regentes assistentes e o estagiário em edição de áudio.

Durante o segundo semestre, os organizadores do Festival Comunicantus, professor Marco Antonio da Silva Ramos e professora Susana Cecilia Igayara-Souza, mantiveram contato com os regentes desses oito países para saber de seus planos de ensaios e performances.

Em outubro, foram realizadas três mesas redondas, tendo por debatedores os professores do Comunicantus, com mediação da professora Susana Cecilia Igayara-Souza. Essas mesas estão sendo transcritas e editadas para serem exibidas na íntegra no Festival. São um importante documento dos diferentes momentos vividos por regentes e coralistas em 2020 e das soluções encontradas para o canto coral não parar.

O ano de 2020 foi uma mudança de rumo brusca nos planos dos regentes corais de todo o mundo. Esperamos que o Festival Comunicantus 2020 traga boas ideias para um futuro ainda incerto. E que o Festival 2019, que trazemos à memória através de vídeos inéditos, possa alimentar nossa esperança de voltar a ter experiência da música coral ao vivo, em um futuro próximo e seguro.

Estreia do vídeo do Festival 2019