Mestrado discute ouvido harmônico e performance coral

Mestrando: Walter Pellici Rodrigues

Data da Defesa: 26/outubro/2020 – às 14h.

Transmissão pelo YouTube: https://youtu.be/FLipfGG-6tE

Título: O ouvido harmônico e sua contribuição para o aprendizado e a performance coral: um experimento junto ao Coral Escola Comunicantus e ao Coral da ECA-USP

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos

Banca: Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos (USP)

Profa. Dra. Marisa Trench Fonterrada (UNESP)

Prof. Dr. Carlos Ferreira de Menezes Jr. (UFU)

– Resumo:

Esta dissertação tem como objetivo central a análise reflexiva sobre o desenvolvimento do ouvido harmônico e sua contribuição para o aprendizado e a performance coral a partir da pesquisa bibliográfica, da abordagem crítica de aplicação de conceitos, do embasamento e comparação teórica, da discussão de estratégias de ensaio e ensino e da análise de obras corais. A pesquisa e a atuação prática foram realizadas com o Coral da ECA-USP, formado por estudantes matriculados no conjunto de disciplinas multisseriadas Canto Coral I a XII que proporcionam o caminhar lado a lado das atividades artísticas e do ensino formal e estruturado. O coro é formado, portanto, por estudantes com conhecimento musical e integra o Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O pensamento metodológico deste trabalho está apoiado sobre um tripé composto por autores de dentro e fora da área musical, cujos olhares pedagógicos se entrelaçam num sentido de complementaridade teórica e aplicabilidade prática: Zoltan Dienes (1972) e a análise comparativa das etapas de aprendizagem matemática à aprendizagem harmônica; Paulo Rubens Moraes Costa (2005) e o processo de diagnose coral na aprendizagem dos conteúdos harmônicos e, finalmente, a visão do educador musical Edgar Willems (1990) sobre os modos de escuta sensível, sensorial e mental, e como se relacionam a inteligência auditiva e a escuta coral. Sobre a dupla função do regente – educativa e performática – por nós tomadas como indissociáveis, foram desenvolvidos dois arranjos corais e exercícios harmônicos como ferramentas de auxílio para solução de problemas de compreensão de escuta harmônica gerais e específicos do repertório trabalhado. No primeiro capítulo aprofundamos o pensamento sobre os processos de desenvolvimento do ouvido harmônico no Coral Escola Comunicantus (coro formado por cantores amadores) na ocasião do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Música do autor deste trabalho. Apresentamos aqui os principais conteúdos harmônicos trabalhados nos exercícios propostos e a análise musical da obra O how amiable are thy dwellings de John Rutter como pontos de contato entre a aprendizagem harmônica e a construção da performance. No segundo capítulo discutimos sobre o tripé metodológico supracitado e também sobre a relação entre ouvido harmônico e performance coral com base nos pensamentos dos autores Antonio Carrasqueira, Elaine Goodman, John Rink, Marco Antonio da Silva Ramos, William Rothstein e Zélia Chueke. Seguimos no capítulo 2 traçando um paralelo entre os trabalhos com os dois perfis corais, a partir da análise comparativa das estratégias práticas de ensaio e ensino e ainda das definições de conceito e noção, memória e percepção harmônica. No terceiro capítulo apresentamos os arranjos das canções Garota de Ipanema – de Tom Jobim e Vinícius de Moraes – e Beatriz – de Edu Lobo e Chico Buarque – explicitando os seus processos do ponto de vista criativo, analítico e interpretativo. No quarto capítulo apresentamos os exercícios harmônicos propostos ao Coral da ECA-USP como ferramentas facilitadoras para a compreensão e conscientização dos conceitos focados.

Palavras-chave: Ouvido harmônico do coralista. Desenvolvimento da escuta harmônica do coralista. Exercícios harmônicos. Arranjo coral. Conceito e Noção em Música e Matemática. Inteligência auditiva. Aprendizagem harmônica e Performance coral.