Coro de Câmara Comunicantus comemora 6 meses do Festival Comunicantus com novos projetos

27 de novembro de 2019:

Muita chuva e, mesmo assim, a igreja estava cheia para ver um concerto especial: Concerto de Abertura do Festival Comunicantus, o maior evento organizado pelo Laboratório Coral, em parceria com a Catedral Evangélica de São Paulo, que agora abriga o órgão Grenzig da USP.  Despedida do professor Marco Antonio da Silva Ramos como regente titular do Coral da ECA-USP, com ex-alunos músicos juntando-se ao Coral da ECA nessa grande comemoração. Coro de Câmara Comunicantus apresentando pela primeira vez uma Ave Maria de Marcos Leite, conhecido por seus arranjos de música popular brasileira.

Festival Comunicantus 2019 – Catedral Evangélica de São Paulo

27 de maio de 2020:

Coralistas em suas casas, estudando e gravando áudios individuais para produções em vídeo. Equipe ampliada, agora com o professor colaborador Paulo Frederico Teixeira, que assumiu a direção do Coral da ECA. Novos projetos no Coro de Câmara Comunicantus, com composições encomendadas e orientadas pelo professor Marco Antonio da Silva Ramos. Finalização dos vídeos do Festival de 2019 (Psalmus CL, de Ernani Aguiar). Produção de material didático, incluindo a gravação da Ave Maria de Marcos Leite, sincronizada com a partitura.

Produção e novos projetos

São muitas mudanças, mas o Comunicantus se mantém com muita atividade. Na página “Extensão” você pode ver o conjunto das produções de 2020, desde que foram suspensos os ensaios e aulas presenciais. É um grande desafio produzir à distância, mas a experiência acumulada, a comunicação entre profissionais do canto coral e o trabalho em equipe já mostram seus resultados.

Ensaio das contraltos

O bolsista Felipe Fonseca, aluno de Administração na FEA com formação anterior em regência e musicologia, desenvolveu um aplicativo para projetos de Coro Virtual, como maneira de ajudar regentes neste período. Leia a matéria da página da ECA para saber um pouco sobre como ele realizou esse trabalho. O nome do aplicativo é Virtual Choir e pode ser acessado aqui.

O bolsista Vinicius Pontes, coralista e aluno de composição, compôs a música Sonho Final, já pensada a partir dos parâmetros atuais, em que cada coralista grava individualmente sua linha melódica de casa, e esses áudios são sincronizados a partir de softwares de edição de áudio. Veja aqui.

Festival Comunicantus 2019 – Catedral Evangélica de São Paulo

Animados com esses resultados, a equipe de professores está apresentando um novo projeto para o Programa Unificado de Bolsas.  O Coro de Câmara como espaço de (re)invenção apoia-se na experiência de ensaios online, novas composições e produção de vídeos para a discussão sobre novos repertórios, novas maneiras de comunicação com o público e novos materiais didáticos, adaptados às necessidades atuais.

Para a coordenadora do projeto, professora Susana Cecilia Igayara-Souza, “a manutenção da prática coral é a questão da maior importância para aqueles que vêm dedicando suas trajetórias acadêmicas ao desenvolvimento dessa arte”.  O investimento já realizado no projeto pelas bolsas do Programa Unificado de Bolsas da USP tem sido uma motivação para encontrar novas soluções, “mesmo diante de uma ruptura tão dramática como a que é atualmente enfrentada pela comunidade de prática do canto coral”.

Todos sentimos muita falta dos ensaios e concertos. Mas enquanto não tivermos condições de voltar às práticas conhecidas, vamos explorando as novas possibilidades, mantendo o canto coral vivo, com uma programação já preparada caso voltem as atividades presenciais.