Suspensão temporária de ensaios

Queridos coralistas

Numa situação como esta colocada pelo COVID 19, cada dia é um dia. Ontem (12/03) avaliamos que poderíamos continuar os ensaios, deixando a cada um a decisão de vir ou não. Mas ainda à noite, e hoje de manhã, entramos em contato com diversos colegas de profissão e também com coralistas e a situação é a seguinte:

• Aumentaram exponencialmente os casos em São Paulo
  • Há muita dúvida sobre o risco de reuniões de pessoas na transmissão do vírus neste momento e como cada um, com suas particularidades, deveria se comportar
  • Cantando, transmite-se e recebe-se vírus, claro!
  • Muitos coros da cidade de São Paulo estão suspendendo temporariamente as atividades, para esperar passar a parte mais crítica desse ciclo
  • Alguns coralistas já entraram em contato e comunicaram a decisão (difícil) de se ausentarem por enquanto
  • Estamos ainda em período de testes, acolhida de novos integrantes
  • Os profissionais da área de canto estão bem conscientes de que a atividade vocal e coral tem particularidades além da questão de idade ou de aglomeração de pessoas

Diante disso, os professores e regentes dos grupos do Comunicantus acharam mais prudente suspender temporariamente as atividades dos coros comunitários a partir de hoje, 6a feira, 13/03. (Coral da Terceira Idade da USP, Coral Escola Comunicantus e Madrigal Comunicantus).

Com relação às atividades corais em disciplinas, as decisões estão sendo conversadas caso a caso com as instâncias acadêmicas. A chefia do CMU recomendou suspender as atividades na próxima semana. Desta forma, não haverá ensaios do Coral da ECA-USP e aula de Regência Coral, e os alunos serão avisados das tarefas a serem feitas durante esse período.

As atividades do Coro de Câmara Comunicantus (bolsistas) serão reprogramadas e os integrantes receberão instruções sobre as tarefas.

O Coro Universitário Comunicantus (CUCO) também receberá instruções sobre a continuidade e programação das atividades.

Com essa suspensão temporária, esperamos estar fazendo nossa parte na prevenção da doença para todo o público envolvido nas atividades corais e colaborando para tentar minimizar a expansão do vírus.

Coordenação e equipe do Comunicantus

São Paulo, 13 de março de 2020, 11h00.