Publicação dos Anais do I Congresso de Canto Coral

Estão publicados, na página da Escola de Comunicações e Artes da USP, os Anais do I Congresso de Canto Coral: formação, performance e pesquisa na atualidade. Você pode ter acesso à publicação gratuitamente, neste link.

O evento foi realizado em outubro de 2018 no Instituto de Artes da Unesp, em organização conjunta dos professores da área coral da Unesp, USP e UNICAMP.

A edição esteve a cargo dos pesquisadores do GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto: Susana Cecilia Igayara-Souza, docente do Departamento de Música e líder do grupo, Munir Sabag e Carolina Andrade Oliveira, doutorandos, que também integraram a Comissão Científica do Congresso.

A edição contou com os trabalhos de diagramação de Felipe Daniel Fonseca dos Santos, mestre em musicologia pela ECA-USP e teve a capa elaborada por Rafael Igayara da Silva Ramos, arquiteto formado pela FAU-USP.

Além dos editores, a comissão científica do evento teve participação de Caiti Hauck-Silva, doutora pela ECA-USP e pesquisadora da Universidade de Berna (Suíça) e Carlos Fiorini, professor doutor e docente da UNICAMP.

A publicação traz 24 comunicações de pesquisa em trabalhos completos, 24 resumos de projetos ou relatos de experiência em canto coral e 27 obras corais, em dois formatos: obras completas e texto informativo, quando o autora apresentou todos os comprovantes de direitos autorais, ou resumos (primeira página da obra) e texto informativo. Em todos os artigos há endereços eletrônicos para contato com os autores.

O I Congresso de Canto Coral foi uma iniciativa inédita de parceria entre as três universidades públicas e a publicação dos Anais permite que uma comunidade mais ampla de interessados em canto coral possa ter acesso aos trabalhos apresentados. O evento reuniu pesquisadores, estudantes, regentes, professores, compositores e arranjadores de diversos estados brasileiros, tendo abrangência nacional.

Além das comunicações de pesquisa, o evento contou com minicursos, mesas-redondas, masterclasses e ensaios comentados. Toda a programação realizada consta também dos Anais, que traz ainda o texto completo da palestra de abertura, proferida pelo homenageado do evento, o regente, arranjador e professor Samuel Kerr, que na ocasião traçou um interessante panorama do canto coral nas três universidades públicas paulistas: Unesp, USP e UNICAMP.