Comunicantus tem três dias de Festival em 2018 (5 a 7 de dezembro)

O Festival anual do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP terá três dias de duração em 2018, entre 5 e 7 de dezembro, distribuído em quatro diferentes concertos, dois em horário de almoço ( 5 e 7, 13h) e dois à noite (6 e 7, 20h). Veja no final da postagem a programação completa.

A intensa atividade coral do Comunicantus está representada pelos 7 diferentes grupos que ensaiam semanalmente, sob supervisão e coordenação dos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecilia Igayara-Souza.

Nesses grupos, serão apresentadas composições e arranjos de alunos de graduação e pós-graduação, trabalhados em atividade nas disciplinas ou em projetos de pesquisa, além de um amplo repertório de distintos períodos históricos.

Além dos grupos do próprio laboratório, há 5 coros convidados, com distintos perfis.

Entre os destaques do Festival estão:

• O programa “Mix Missa”, pelo Coral da EA-USP, com partes da mais tradicional forma musical para coro, com obras em distintos estilos  (Tom de Leeuw, Bob Chilcot, Silva Ramos, Puccini, Fauré).
Coral da ECA-USP, regência Marco Antonio da Silva Ramos
  • Composições e arranjos de alunos de graduação  e pós-graduação, ampliando o repertório coral.
Susana Cecilia Igayara, professora de Repertório Coral
Marco Antonio da Silva Ramos, professor de Regência Coral
  • Regentes-arranjadores e regentes-compositores.
Coralusp 12 em Ponto, regência Eduardo Fernandes
  • Obras com instrumentos solistas no Coral da 3a idade da USP: saxofone, viola e violoncelo (tocados por alunos da graduação em música), além da colaboração de piano, violão e percussão.
Coral da Terceira Idade da USP, regido e preparado vocalmente por alunos de graduação e pós-graduação
  • 3 grupos convidados do Coralusp: 12 em ponto, Maria Antonia e Zimana
Coralusp Maria Antonia, regência Thiago Pinheiro
Coralusp Zimana, regência Alberto Cunha
  • 2 outros coros convidados: Coro Masculino de Alumínio e Coral Centro Cultural da Maturidade (7 de dezembro 13h)
Coro Masculino de Alumínio, regência Marcelo Recski
Coral Centro Cultural da Maturidade, regência Marcos Júlio Sergl
  • Uma noite voltada à música renascentista e brasileira (6 de dezembro, 20h), com obras de Willaert, Marenzio, Tubal, Janequin, Morley, entre outros.
  • Alunos regentes em todos os concertos (graduação e pós-graduação)
CUCO (Coral Universitário Comunicantus), formado por alunos regentes de graduação e pós-graduação
  • Ritmos populares  (forró, samba, reggae), modinhas e canções.
Coral Escola Comunicantus, regido e preparado vocalmente por equipe de alunos de graduação e pós-graduação
  • Compositores referenciais do repertório coral, como Monteverdi, Schubert, Mendelssohn, Furio Franceschini, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Osvaldo Lacerda, Lopes-Graça, Arvo Pärt,  (além dos já citados)
Classe de Regência Coral, Professor Marco Antonio da Silva Ramos (em Masterclass com Jean Klebb realizada em 2018)

Veja abaixo a programação completa. Todos os concertos serão no Espaço das Artes ECA-USP.