Próximas Defesas de Mestrado – GEPEMAC

Entre o final de Outubro e o final de Novembro, teremos três defesas de Mestrado. Em duas delas, haverá participação de coros do Comunicantus. As defesas são atividades públicas e todos estão convidados.

Veja abaixo detalhes de cada um dos trabalhos, datas e locais:

Defesa de Dissertação – Filipe Fonseca

Data: 26 de Outubro, Sexta-feira
Horário: 13h30
Local: Auditório Lupe Cotrim, 1o andar do Prédio Central da ECA/USP

Nome Completo: Filipe Daniel Fonseca dos Santos

Título do trabalho: Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos

Nível: Mestrado

Programa/ Linha de pesquisa: Música/Musicologia

Orientador: Susana Cecilia Igayara-Souza

Banca:
Susana Cecilia Igayara (USP)
Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO)
Lutero Rodrigues (UNESP)

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma edição crítica da ópera Le Fate (1902-1903), de Henrique Oswald (1952-1931), a partir dos manuscritos autógrafos encontrados na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, ambos no Rio de Janeiro. Para isso utilizamos o método do texto-base como apresentado por Figueiredo em seu trabalho sobre as teorias e práticas editoriais aplicadas à música sacra brasileira dos séculos XVIII e XIX, apoiado por outros autores que abordam o assunto da edição crítica, como Grier, no âmbito musical, Cambraia e Spina, no campo literário. No decorrer de nosso trabalho fazemos uma análise dos manuscritos e apresentamos uma edição do libreto e da partitura, ambos com seus aparatos críticos, precedidos por uma discussão dos problemas encontrados e dos critérios utilizados para resolvê-los. Além disso, apresentamos algumas informações para a identificação do libretista, Eduardo Filippi, fornecendo subsídios para futuras pesquisas sobre este autor, pois até o momento não encontramos nenhum trabalho que apresentasse qualquer informação sobre ele. A edição da ópera Le Fate, assim como de qualquer outra obra deste porte, apresenta vários desafios ao editor, com relação às necessárias correções e modificações implícitas na atividade de edição crítica musical. Seguindo a bibliografia especializada, buscamos a definição da melhor metodologia de trabalho e a análise crítica, apoiada pelo conhecimento da obra, do estilo e do compositor, adquirido ao longo da pesquisa.

Defesa de Dissertação – Selma Boragian

Data: 13 de Novembro, Terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Música do Espaço das Artes da ECA/USP

Nome Completo: Selma Borhagian Machado

Título do trabalho: O samba em arranjos para coral: três olhares sobre a cidade de São Paulo

Nível: Mestrado

Programa/ Linha de pesquisa: Criação e Performance

Orientador: Marco Antonio da Silva Ramos

Banca:
Profa. Dra. Marisa Fonterrada (UNESP)
Prof. Dr. Carlos Roberto Menezes Junior (UFU-MG)

Apresentação: Coro de Câmara Comunicantus, Coral Escola Comunicantus e Coral Universitário Comunicantus, com regência de Marco Antonio Silva Ramos

Programa:

1. Ronda (Paulo Vanzolini)
2. Abrigo de vagabundos (Adoniran Barbosa)
3. A velhice da Porta-bandeira (Eduardo Gudin/Paulo César Pinheiro)

Resumo:
A dissertação tem como objetivo a análise de sambas de compositores paulistas, a elaboração de arranjos corais para três obras selecionadas e a leitura e apresentação dos arranjos por coros com diversos perfis, domínios musicais e níveis de performance. Os autores representantes do samba paulista selecionados foram: Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini. Depoimentos, entrevistas e outros meios foram utilizados para contextualizar vida e obra dos compositores durante os processos de análise e de idealização dos arranjos. As análises foram ancoradas no Referencial Silva Ramos de Análise de Obras Corais. Os arranjos a quatro ou mais vozes foram elaborados com a utilização das características do gênero samba, procurando clareza estilística para que o chamado “balanço” possa acontecer sem a utilização de instrumentos de percussão ou acompanhamento: um samba a capela. Os arranjos foram lidos pelos coros comunitários e de estudantes de música do Comunicantus – Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA/USP. As partituras estão apresentadas em um Caderno com dezoito arranjos (a maior parte escrita entre 2016 e 2018). O processo de criação dos três arranjos principais foi documentado em um Diário de bordo, que dialoga com os processos analíticos e os dados da pesquisa no decorrer do trabalho.
Palavras-chave: Adoniran Barbosa – Eduardo Gudin – Paulo Vanzolini. Samba paulista. Arranjos corais. Grupos corais do Comunicantus. Escrita coral para samba.

Defesa de Dissertação – Mariana Trento

Data: 21 de Novembro, Quarta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Música do Espaço das Artes da ECA/USP

Nome completo: Mariana Muchatte Trento

Título do trabalho: Estudo de densidade e direcionalidade musicais como recurso para o regente coral e sua performance

Nível: Mestrado

Programa/ Linha de pesquisa: Processos de Criação Musical

Orientador: Marco Antonio da Silva Ramos

Banca:
Prof. Dr. Sidney José Molina Jr. – FAAM
Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal – UNICAMP

Apresentação: Coro de Câmara Comunicantus

Programa:
Chor der Engel – Franz Schubert
Salmo 22 – Claudia Alvarenga

Resumo:
Esse trabalho tem como objeto o estudo das variações de densidade e seu diálogo com direcionalidade nos processos de composição musical estabelecendo indicações para análise interpretativa. Uma vez que problematizamos os conceitos de densidade e direcionalidade, buscamos estabelecer leituras dessas variáveis tanto quanto ao seu comportamento harmônico, rítmico, contrapontístico, timbrístico, transformações de intensidade, seja vertical ou horizontalmente, quanto à trama psicológico-dramática nas relações entre texto e música, assim como no uso do silêncio. O pensamento metodológico está apoiado tanto no Referencial Silva Ramos de Análise de obras corais (2003), que deu origem as nossas reflexões sobre densidade e direcionalidade, quanto em outras referências, igualmente estruturais, que são: Wallace Berry (1976), Arnold Schoenberg (1969, 2012), Barenboim (2007, 2009), Riemann (1896), Menezes (2002, 2006) e Schenker (1996, 2000). Ao tratar diretamente do significado destes parâmetros na estrutura musical, buscamos responder a principal pergunta deste trabalho: como tais variáveis e seus entrelaçamentos podem contribuir para uma análise voltada para construção de possíveis futuras performances. Divide-se em três capítulo, no primeiro constituímos três premissas de densidade: i) densidade vertical, a partir da análise das obras de Berry (1976), ii) densidade horizontal, com base nos fundamentos composicionais de Schoenberg (2012), iii) densidade dramática, fundamentada a partir de Ramos (2003). Realizamos a análise do madrigal Moro Lasso de Carlo Gesualdo para compreender o significado da densidade na estrutura musical e a sua contribuição para uma análise voltada para performance. No segundo capítulo, desenvolvemos as ideias de direcionalidade como um movimento transformador, destacando a direcionalidade melódica e harmônica, caracterizando também na ausência desta, a adirecionalidade. Percebemos na revisão bibliográfica e análise comparativa conceitual, a importância do conflito e do contraste para a caracterização e/ou intensificação da direcionalidade. Por fim, na análise interpretativa da obra Salmo 22 de Claudia Alvarenga, apontamos para as variações de densidade, em toda sua abrangência, como um possível elemento formador dos conflitos, contrastes e estranhamentos influenciadores de direcionalidade.

Deixe um comentário