Duas semanas intensas no Comunicantus!

O Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, está com duas semanas de intensas atividades. Apresentações corais, visita do compositor e regente convidado Jean Kleeb e defesa de dissertação de Mestrado. Veja abaixo e programe-se para participar!

CONCERTOS/VIAGEM

O CORO DE CÂMARA COMUNICANTUS apresenta-se no Festival Internacional de Coros de Maringá, de 27 A 29 de setembro, com dois programas: “Dizer numa canção” e “Coro de Câmara canta obras sacras”.

Além das apresentações, o regente Marco Antonio da Silva Ramos participa da programação com palestra e workshop de Regência Coral. Veja o site do evento: http://www.ficmaringa.com.br/INGRESSOS/

O CORAL DA ECA-USP apresenta-se no Festival de Coros Adultos, promovido pelo Coral Paulistano no Theatro Municipal de São Paulo, ao lado de outros coros universitários.

Ingressos: Festival de Coros Adultos

30/09, 11h (Domingo)

CORAL UNIVERSITÁRIO COMUNICANTUS, CORO DE CÂMARA COMUNICANTUS, CORAL DA ECA-USP e CORAL DA SOCIEDADE FILARMÔNICA LYRA (convidado), apresentam-se na Semana Brasil-Alemanha, com o regente convidado Jean Kleeb. Além do repertório trabalhado na semana, os grupos apresentarão seus repertórios, formados, para este programa por obras brasileiras e alemãs. Veja a programação completa em: https://www.facebook.com/events/1073274216181169/

09/10, 20h (3a feira)
Espaço das Artes. Rua da Praça do Relógio, 160. Cidade Universitária, Butantã, S. Paulo.




















DEFESAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:


10/10, 9h 
(4a feira)

Local:
Sala de
aprendizado eletrônico – Prédio central da ECA-USP, 1º andar
Denise Castilho de Oliveira Cocareli       
A
obra coral de Lindembergue Cardoso (1939-1989) com notação não tradicional
Nível:
Mestrado
Programa/ Linha de pesquisa: Processos de Criação Musical / Questões
interpretativas
Banca:
Susana Cecilia Igayara-Souza (USP – orientadora)
Paulo Moura (UNESP)
Yara Caznok (UNESP)

Resumo:
Nosso
trabalho tem como objetivo identificar, investigar e analisar, a partir da
notação musical não tradicional, questões interpretativas relacionadas a
produção coral do compositor Lindembergue Cardoso (1939-1989). Como parte dos
procedimentos metodológicos, realizamos pesquisa documental e bibliográfica
para o levantamento da produção coral a partir dos catálogos existentes que se
referem ao compositor. Levantamos um total de 81 obras corais e, após a visita
a diversos acervos para a localização das partituras das obras, com destaque
para o Memorial Lindembergue Cardoso – localizado na Universidade Federal da
Bahia –, identificamos 30 obras que fazem uso de novas grafias e que constituem
o corpus de nossa pesquisa. Nos dois capítulos iniciais do trabalho
apresentamos a trajetória coral do compositor e aspectos selecionados das
práticas corais internacionais do século XX, com ênfase nas mudanças ocorridas
a partir de 1950, bem como a conexão dessas mudanças com os movimentos
brasileiros de vanguarda, com destaque para o Grupo de Compositores da Bahia,
do qual L. Cardoso foi membro-fundador. O terceiro capítulo traz conceituação
teórica da notação musical não tradicional aplicada às obras analisadas e
apresenta tabelas que contêm todos os símbolos notacionais não tradicionais
encontrados no corpus da pesquisa, com seus respectivos significados. O
quarto capítulo é composto pelo índice cronológico comentado, no qual
apresentamos todas as obras da pesquisa, destacando aspectos estruturais,
contextuais e notacionais. No quinto capítulo tratamos das sonoridades vocais
exploradas nas obras e apresentamos o relato de experiência sobre o trabalho de
montagem da peça Caleidoscópio Op. 40, com o Coral da ECA-USP, no qual
atuamos como regente assistente. Propusemos uma discussão, a partir do ponto de
vista do regente coral, sobre questões relacionadas à prática interpretativa
desse tipo de repertório, tais como: a forma de leitura de partituras com novas
grafias pelo coralista de hoje; como é construída a relação dos intérpretes com
uma estética pouco familiar; e quais os processos de preparação e ensaio para
execução de obras com caráter experimental.

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