Semana da VOZ

O dia 16 de abril – “Dia Mundial da Voz” – é uma data especial. Pensando na ocasião, o Comunicantus/GEPEMAC preparou uma semana com eventos que ressaltam os diversos aspectos da voz no canto coral.

Na terça-feira, Fred Teixeira apresentará as conclusões de seu trabalho de doutorado – o primeiro em performance musical a ser concluído na USP – na biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin. A primeira parte da defesa é um concerto em que Fred rege o Coro de Câmara Comunicantus em um programa com obras relacionadas à sua pesquisa.
A quarta-feira tem dois eventos. O primeiro, pela manhã, é um workshop-palestra com a professora Maria José Chevitarese, da UFRJ, sobre repertório coral infantojuvenil. O segundo, à tarde, é um seminário em que Naara Santana, recentemente graduada pelo Departamento de Música da ECA-USP, apresentará alguns resultados de seu trabalho de conclusão de curso, que abordou as potencialidades da música de Tom Jobim e da Banda Nova no contexto dos arranjos corais.
Abaixo, detalhes sobre cada um dos eventos da “Semana da VOZ”.
Fred Teixeira, primeiro doutorado em Performance em Regência Coral

No dia 17 de abril, uma terça-feira, às 17 horas, a sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin sediará um evento acadêmico que marca a história dos programas de pós-graduação em música na Universidade de São Paulo: a defesa do trabalho de doutorado de Fred Teixeira, orientado pelo professor titular em regência coral Marco Antonio da Silva Ramos. A ocasião da defesa de Fred é um tanto especial: o trabalho é o primeiro doutorado em Performance Musical concluído na USP, e os resultados da pesquisa, além de dar testemunho exemplar dos potenciais da área – que possui métodos e objetos próprios de investigação –, abre perspectivas mais concretas para futuro do pesquisa em performance musical.

O trabalho de Fred Teixeira tem como objeto central a relação entre escrita musical e interpretação, e busca compreender, do ponto de vista do intérprete, quais são os espaços criativos e seus limites dentro de uma obra musical. Para essa investigação, foi utilizada a obra coral do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, conhecido por sua escrita rigorosa e bastante indicativa. O trabalho propõe uma reflexão acerca do conflito entre composição e interpretação e uma análise geral da escrita composicional de Lacerda na qual se busca encontrar os espaços para criatividade do intérprete.
O momento inicial da apresentação do trabalho de Fred Teixeira é um concerto público em que ele rege o Coro de Câmara Comunicantus, grupo em que atuou como regente assistente nos últimos quatro anos. No programa estão obras de Osvaldo Lacerda que foram abordadas em profundidade na pesquisa, como Automação, Romaria, A Primeira Missa e o Papagaio e o movimento Uníssono, da obra Quatro Estudos para Coro. Além das obras relacionadas à pesquisa, o programa também conta com arranjos de música popular brasileira e obras sacras de Franz Liszt e Charles Villiers Stanford.
Professora Maria José Chevitarese fala sobre repertório coral infantojuvenil na USP

Maria José Chevitarese – professora titular de Canto Coral e diretora da Escola de Música da UFRJ – estará na USP como parte da banca de doutorado de Fred Teixeira.

No dia seguinte à defesa (quarta-feira, 18 de abril), às 10h, ela fará um palestra sobre repertório coral infantojuvenil, na sala 14A, do Departamento de Música da ECA-USP.

O evento tem apoio do PPGMUS e do Departamento de Música da ECA-USP.
Abaixo, uma entrevista com a professora na qual ela comenta sua atuação em um projeto diretamente ligado ao tema da palestra:

Seminário de pesquisa – “Tom Jobim e Banda Nova: Relação instrumental-vocal e possibilidades interpretativas”, com Naara Santana

Na quarta-feira, dia 18 de abril, Naara Santana apresentará um seminário na sala 14A do Departamento de Música da ECA-USP, das 15:00 às 16:45.

O tema do seminário é o de seu trabalho de conclusão de curso, que tratou do potencial música de Tom Jobim e da Banda Nova para arranjos corais. Arranjos de música popular têm se tornado cada vez mais presentes no canto coral, e, junto a eles, vem uma imensa gama de possibilidades interpretativas, performáticas e pedagógicas, principalmente em razão do caráter de improvisação e liberdade criativa que esse repertório carrega. O seminário abordará questões como essa usando como exemplos os arranjos vocais de Tom Jobim para a Banda Nova, que explicitam exemplarmente a relação entre instrumental, solista e grupo vocal.

Sobre Naara Santana:

Naara Santana é Licenciada em música pela Universidade de São Paulo. É formada em piano popular pela EMESP Tom Jobim, onde estudou com Celinha Carmona, e estuda piano erudito pela Escola Municipal de Música com Alex Sandra Grossi. Durante seu tempo de estudo tem atuado na área de perfomance em festivais, masterclasses e grupos vocais e instrumentais, e em 2016 solou com a orquestra infanto-juvenil sob regência do Maestro Daniel Cornejo. Tem experiência coral desde 2000, cantando em coros infanto-juvenis e adultos em igrejas e escolas. Desde que começou seus estudos profissionalizantes em 2010, atuou como regente, pianista e coralista em diferentes projetos. Foi bolsista no Coro de Câmara Comunicantus entre agosto de 2013 e dezembro de 2014. É estagiária no Comunicantus Laboratório Coral desde 2013. Também atua como educadora musical e pianista em diferentes grupos.