Tese sobre regência coral infantojuvenil recebe menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2016

Ana Lucia Iara Gaborim Moreira recebeu menção honrosa na edição 2016 do Prêmio Tese Destaque da USP para a área de Linguística, Letras e Artes.
O título do trabalho, orientado por Marco Antonio da Silva Ramos no programa de Música da ECA-USP,  é  Regência coral infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU”.
O prêmio Tese Destaque da USP foi concedido a 25 doutores de 9 áreas do conhecimento. Os critérios para premiação consideraram a originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.
Ana Lúcia e Marco Antonio ao final da defesa de Doutorado
O trabalho de Ana Lucia Gaborim Moreira partiu de uma pesquisa social com 52 regentes que identificaram características, desafios e dificuldades de ordem social e técnica no desenvolvimento de seus grupos e ofereceram dados sobre o atual contexto em que a atividade coral é realizada.

A partir desses dados, foram eleitos três focos de pesquisa bibliográfica: a própria Regência, a Técnica Vocal e a Educação Musical. Seguiu-se uma discussão sobre elementos estruturais dos coros e sobre os aspectos de um planejamento em canto coral.
A pesquisa-ação foi realizada a partir do PCIU!, Projeto Coral Infantojuvenil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde Ana Lucia Gaborim Moreira atua como docente no curso de Licenciatura em Música.
As dificuldades relatadas pelos colegas regentes corais serviram de pano de fundo permanente ao processo reflexivo e interagiram com as práticas do PCIU!, em uma pesquisa coesa que uniu teoria e prática e se consolidou em um trabalho artístico de performance musical.

Apresentação do PCIU! e do Coro de Câmara Comunicantus no Encontro de
Coros realizado em Agosto de 2016 no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.
À esquerda, Ana Lúcia Gaborim Moreira (regente do PCIU!).
Na regência, Marco Antonio da Silva Ramos
Em novembro, o trabalho será apresentado e discutido no GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto, quando Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira fará uma palestra sobre a tese, com apresentação do orientador Marco Antonio da Silva Ramos, ambos participantes do grupo, aberta a perguntas no final. Em breve confirmaremos a data de realização da palestra.
A tese já se encontra disponível da Biblioteca digital da USP e pode ser acessada aqui: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-06092016-113253/pt-br.php
A lista completa dos premiados encontra-se em: