Coro de Câmara Comunicantus faz apresentação única do Romancero Gitano, para coro e violão, com solo de Edelton Gloeden

Em apresentação única, o Coro de Câmara Comunicantus apresenta, na próxima 5a feira, 1o de setembro, às 19:30h, a obra Romancero Gitano, para coro e violão, de Mario Castelnuovo-Tedesco, a partir de texto de Federico García Lorca.
A apresentação faz parte da divulgação dos resultados finais do Projeto Coro de Câmara Comunicantus, edição 2015-2016 e será realizada no Auditório do Departamento de Música da ECA-USP, com entrada franca.
Edelton Gloeden (violão) e Coro de Câmara Comunicantus em ensaio
Coordenado pelo professor titular em Regência Coral do Departamento de Música da ECA-USP, Marco Antonio da Silva Ramos, o projeto é desenvolvido na área de performance coral, com um coro formado por alunos bolsistas de graduação (Edital unificado de bolsas da USP).

O projeto conta com a colaboração da professora Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza, na curadoria de repertório e na coordenação do projeto de edições de partituras, e do professor Dr. Luiz Ricardo Ballestero, que atua como vocal coach.

A apresentação do Romancero Gitano, opus 152, deveu-se à colaboração entre dois professores atuantes na área de performance do Departamento de Música: o regente Marco Antonio da Silva Ramos e o violonista Edelton Gloeden, ambos professores e orientadores em suas áreas de especialidade. O projeto de apresentação da obra, além de ampliar a sonoridade do coro de câmara, visa propiciar aos estudantes uma experiência de performance que os prepare para a vida profissional em canto coral. A variante andaluza de pronúncia foi a escolha interpretativa para esta apresentação, que teve orientação de Giselle Reis, graduada em Canto e Arte Lírica pela USP.
Marco Antonio da Silva Ramos, ensaio na UFMS
Entre os resultados a serem apresentados, o público verá a ampliação do repertório do grupo, que além desta importante obra para coro e violão, incluiu diversos estilos corais da música brasileira. Como destaque, salienta-se a obra de Claudia Alvarenga (Salmo 22), representando a crescente produção de mulheres compositoras. Entre os compositores da tradição coral brasileira, o programa traz Henrique Oswald, Lindembergue Cardoso, Camargo Guarnieri, Ernâni Aguiar e Osvaldo Lacerda.
Marco Antonio e Fred Teixeira, ensaio no Teatro Glauce Rocha
Os resultados apresentados demonstram também a integração entre graduação e pós-graduação neste projeto, com a participação do Doutorando Fred Teixeira na regência de duas obras de Osvaldo Lacerda, seu objeto de estudo. Fred Teixeira, sob orientação de Marco Antonio da Silva Ramos, atua como regente assistente, como parte de suas atividades no Doutorado em Performance.

O Projeto Coro de Câmara Comunicantus continuará suas atividades na edição 2016-2017, que se inicia em setembro, com a inclusão de novos estudantes recentemente selecionados. Como parte dos resultados finais desta edição do projeto, o Coro de Câmara Comunicantus acaba de chegar de uma viagem para Campo Grande, ocasião em que este mesmo programa foi apresentado, como parte do Encontro de Coros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Com isso, além de ampliar a divulgação dos resultados artísticos, cumpriu com mais um objetivo: o intercâmbio cultural entre universidades.

No Encontro Coral da UFMS, o Coro de Câmara Comunicantus apresentou-se como convidado especial em 27 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, e realizou no mesmo dia um ensaio aberto em forma de workshop, compartilhando técnicas de ensaio com regentes e coralistas participantes do evento, integrado à Semana Mais Cultura UFMS, que teve por objetivo o intercâmbio e o fortalecimento da atividade coral no Estado do Mato Grosso do Sul.
Serviço:
01/setembro/2016, às 19:30h