Internacionalização do canto coral: tradição e aventura no canto coral holandês.

Como parte de seu projeto de internacionalização do canto coral, o Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, recebe entre os dias 22 e 23 de Outubro o experiente regente e professor de regência Fokko Oldenhuis, um dos coordenadores do Curso Internacional de Regência Coral Kurt Thomas, realizado anualmente em Utrecht, Holanda.
O maestro holandês fará uma palestra e dois workshops corais com a participação do Coro de Câmara Comunicantus, que tem o Professor Titular Marco Antonio da Silva Ramos como  regente e diretor artístico.
A palestra, a ser realizada dia 23 de Outubro, quinta-feira, às 17:00h, no Auditório Lupe Cotrim, tem por título “ De Sweelinck a Ton de Leeuw – Tradição e aventura”. A partir de gravações, o público poderá conhecer a tradição coral e os compositores holandeses.

Os workshops são uma oportunidade para alunos e regentes corais aprofundarem seus conhecimentos de repertório e estilo. As obras que serão trabalhadas incluem uma Ave Maria de Josquin de Prez (1445-1521), dois Salmos do importante compositor holandês J. P. Sweelinck (1562-1621), Salmo 17 e Salmo 96, e a Missa Brevis de Ton de Leuuw (1926-1996), abordando, portanto, os aspectos estilísticos presentes no repertório antigo e no repertório do século XX. Os workshops serão realizados 4ª e 5ª feiras (22 e 23 de Outubro), das 19:30 às 21:30, o primeiro dia na Sala da Congregação da ECA e o segundo, no Auditório Lupe Cotrim.
A Holanda é um reconhecido centro musical, com grande tradição no repertório antigo, e também com uma forte presença na interpretação e na formação musical da atualidade. São inúmeros os coros e ensembles especializados em repertório renascentista e barroco, por exemplo, e a formação técnica de regentes corais é também um aspecto a ser salientado, em especial pelas edições anuais do Curso Internacional de Regência Coral Kurt Thomas, que se realiza no Conservatório Musical de Utrecht.

Neste curso realizado na Holanda, com uma grande e diversificada equipe de professores reconhecidos internacionalmente, podem inscrever-se estudantes de regência ou regentes profissionais com diferentes níveis e experiências, já que a organização mantém vários grupos com níveis de dificuldade técnica e repertórios diversos.
A aproximação entre o Prof. Fokko Oldenhuis e o Brasil deu-se, primeiramente, a partir da participação da doutoranda Caiti Hauck-Silva em um dos módulos do curso, em 2013. No ano de 2014, o Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos foi convidado a realizar dois workshops sobre música brasileira no Kurt Thomas Cursus, tendo a oportunidade, juntamente com a Profa. Susana Cecilia Igayara, de visitar o curso e conhecer a equipe de professores.
Desta vez, o convite para a visista do Prof. Fokko Oldenhuis, que já viveu no Brasil e incluiu em seu repertório obras de compositores brasileiros, pretende ser uma primeira atividade de aproximação brasileira do repertório e das tradições de regência e interpretação praticadas na Holanda.
As atividades são gratuitas.

Cópias das partituras a serem utilizadas estarão no Xerox da ECA, na Pasta – Workshop Coral. As atividades serão feitas em português.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22 de Outubro
19:00 – 21:30h
1º Workshop coral: Fokko Oldenhuis ensaia o Coro de Câmara Comunicantus