Internacionalização do Canto Coral na USP: Coro de Câmara Comunicantus recebe o regente alemão Philipp Amelung

O Coro de Câmara Comunicantus aprofunda seu conhecimento do repertório camerístico internacional com a presença do Maestro Philipp Amelung, da Universidade de Tübinben, Alemanha. No dia 4 de Outubro, às 18:30, na Sociedade Filarmônica Lyra, o Coro de Câmara Comunicantus, o mais novo projeto do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, fará uma apresentação ao público com o resultado de uma semana de ensaios com o maestro convidado, além de apresentar obras do repertório coral brasileiro.
A iniciativa, coordenada pelo Professor Titular Marco Antonio da Silva Ramos, visa propiciar um intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha e, para os alunos que integram o coro, uma imersão em um dos mais significativos conjuntos do repertório camerístico internacional: o romantismo alemão. Com obras corais de Schubert, Schumann e Brahms cantadas em alemão, além de obras sacras de Mozart e Liszt, o maestro Amelung trabalhará, durante uma semana, as músicas previamente ensaiadas pelo Coro de Câmara, com preparação de dicção realizada pelo professor Dr. Ricardo Ballestero.
A primeira parte do programa, formada pelo repertório brasileiro, constitui-se de canções de Luciano Gallet, Breno Blauth, Osvaldo Lacerda e Heitor Villa-Lobos, além do moteto Cor Dulce, Cor Amabile, deste mesmo compositor, que o coro apresenta em uma nova edição, preparada pela musicóloga e professora Dra. Susana Cecilia Igayara, a partir dos manuscritos autógrafos do compositor, com diferenças significativas em relação à edição publicada em 1952.
A regência da primeira parte será dividida entre o maestro titular, Marco Antonio da Silva Ramos, que regerá as obras de Villa-Lobos, e o assistente Fred Teixeira, aluno do Doutorado em Performance na área de Regência Coral, que tem como objeto de estudo as obras seculares de Osvaldo Lacerda e faz, neste concerto, sua primeira apresentação vinculada ao projeto de pesquisa orientado pelo Professor Silva Ramos.
O Coro de Câmara Comunicantus vem ampliando sua experiência junto a renomados regentes internacionais, ao mesmo tempo em que se especializa na música brasileira. A partir de um contato com obras significativas do repertório coral para a formação camerística, a atividade vem proporcionando um forte crescimento da experiência musical do grupo na performance coral, representando o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP em importantes eventos artístico-acadêmicos e cumprindo, assim, com os objetivos iniciais de sua implantação.
O maestro Philipp Amelung iniciou sua carreira musical na infância, cantando no coro de meninos Tölzer. Estudou canto com Peter Petrov e regência com Helmut Hilling. É Diretor Musical Acadêmico na Universidade de Tübingen desde 2011, escolhido entre 140 candidatos.
A apresentação, a ser realizada na Sociedade Filarmônica Lyra, conta com o apoio da comunidade alemã ligada a esta entidade cultural, originada a partir de seu coral, um dos mais antigos em atividade em São Paulo (130 anos), por onde passaram importantes regentes como Martin Braunwieser, hoje regido por Marcia Hentschel e Munir Sabag (assistente).

Concerto: Coro de Câmara Comunicantus

Regência: 1ª parte: Marco Antonio da Silva Ramos e Fred Teixeira,
     2ª parte: Philipp Amelung

Dia 4 de Outubro de 2014, às 18:30
Local: Sociedade Filarmônica Lyra
Rua Otávio Tarquínio de Souza, 848
Brooklin Novo, São Paulo.
Ingressos no local: R$10,00 e R$5,00 (meia).
Capacidade do Auditório: 250 lugares.
Programação da Semana:
Ensaios:
29 (2ª feira) e 30 (3ª feira) de Setembro: Ensaios das 19:00 às 21:30h
Local: Sala 14-A (não são abertos ao público).
 1 de Outubro (4ª feira): Ensaio das 19:00 às 21:30
Local: Auditório do Depto. de Música da ECA-USP (aberto ao público)
2 de Outubro (5ª feira): Ensaio das 19:30 às 21:30 (aberto ao público)
Local: Auditório do Depto. de Música da ECA-USP (aberto ao público)
Palestra:
Dia 1 de Outubro, 4ª feira, das 15:00 às 16:30. Sala 9.
Philipp Amelung: The centres of church music in Europe (Os centros de música em igrejas da Europa) :

1)      Coral Gregoriano                                    Roma
2)      Giovanni Pierluigi da Palestrina             Roma
3)      Giovanni Gabrieli                                   Veneza
4)      Heinrich Schütz                                      Dresden
5)      Johann Sebastian Bach                           Leipzig
6)      Joseph Haydn                                         Viena
7)      W. A. Mozart                                          Viena
8)      Beethoven                                               Viena

Público-alvo: Classe de Repertório Coral, alunos e profissionais interessados. Não é necessária inscrição prévia.
Workshop em Regência Coral com o maestro Philipp Amelung (Universidade de Tübingen, Alemanha)
Dia 2 de Outubro, 5ª feira, das 9:00 às 12:30. Sala 14-A
Público-alvo: Classe de Regência Coral, alunos e profissionais interessados. Não é necessária inscrição prévia.