Programa do Festival de Coros Comunicantus 2013

Sexta-feira é um dia cheio para o Comunicantus. Hoje foi ainda mais!

Os ensaios do Coral da Terceira Idade da USP acontecem sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h. Também às sextas-feiras acontecem os ensaios do Coral Escola Comunicantus, sempre das 18h30 às 20h40. 

Porém hoje, além dos ensaios de dois coros participantes do Festival de Coros Comunicantus 2013, aconteceu ainda a palestra “As ilhas Canárias na vanguarda da criação musical espanhola” com o compositor e regente espanhol Alberto Roque-Santana, promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC).

Festival Coral 2013: Coral Escola Comunicantus


O Coral Escola Comunicantus é o outro coro comunitário do laboratório, voltado para graduandos, pós-graduandos, funcionários e coralistas de toda a cidade, com ou sem vínculo com a USP, sem necessidade de leitura musical. Assim como o Coral da Terceira Idade, os ensaios são realizados por uma equipe de alunos, com supervisão dos professores, servindo de laboratório para alunos de regência, canto, composição, educação musical e instrumento matriculados na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral. É voltado para musicalização e aperfeiçoamento constante dos coralistas leigos. A prioridade do trabalho é a iniciação ao canto coral, a partir de um repertório diferenciado em estilos, mas comprometido com a formação musical do coralista. 


Frequentemente, são convidados alunos de instrumento e canto para atuarem como solistas, o que é muito motivador, tanto para esses alunos, como para os coralistas que tomam contato com uma diversidade timbrística e estilística. Neste programa, a aluna Camila Rabello, do curso de Canto, será a soprano solista no spiritual “Ride the Chariot”.

Coral Escola Comunicantus em “Arranjos em Concerto” (jun. 2012) com a Ana Paula Gabriel na regência. Fotografia: Isabella Togniolli 

No Festival de Coros Comunicantus 2013, o Coral Escola Comunicantus se apresenta no dia 30 de novembro, às 16h.


Com um programa que revela os interesses musicais da equipe de professores e alunos do Comunicantus, este ano são apresentados, com o acompanhamento de piano (por Walter Rodrigues e Miriam Constantino), trechos de oratórios de Mendelssohn (He, watching over Israel, do oratório Elias), e Oh prodigio, oh stupor (de Betulia Liberata). O programa traz também Osvaldo Lacerda (Cateretê) e George Gershwin (Oh, I can’t sit down, da ópera Porgy and Bess). Os dois compositores têm em comum a atitude de ligação entre a tradição da música clássica e as formas populares. Alguns arranjos também fazem parte do programa: a canção africana Om’ Oba Ni, com um grupo de percussionistas formado por Carolina Andrade, Denise Castilho e Ana Helena Cintra, “A Banda”, de Chico Buarque, em arranjo de Bontzye Sandoval, acrescido do pandeiro (Carlos Menezes), “A Rosalía”, canção em homenagem à poetisa galega Rosalía de Castro, e o spiritual afroamericano “Ride the Chariot”. 
Os alunos regentes deste programa são Walter Rodrigues, Denise Castilho, Juliana Vasques, Ana Paula Gabriel, Carolina Andrade e Abner Santana, da graduação em Música, e Fred Teixeira, que este ano concluiu seu curso de Mestrado em Música. 
A equipe que trabalhou com a preparação vocal é formada por Abner Santana, Ana Paula dos Anjos Gabriel e Miriam Constantino, sob supervisão da professora Susana Cecilia Igayara. 
Os ensaios e as aulas práticas que resultaram neste concerto tiveram a participação da equipe de professores formada por Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecilia Igayara e Lilla Gábor (visitante). A professora Lilla Gábor, de Budapeste (Hungria) que está em um programa de internacionalização da USP, como pesquisadora visitante, incorporou-se à equipe nos últimos meses, trazendo sua experiência como regente de coros e especialista em processos de aprendizagem musical pelo canto coral. A aluna Denise Castilho, que conclui sua graduação este ano, atuou como monitora, através da bolsa PEGG, da Pró-Reitoria de Graduação.


Deixe um comentário