Palestra sobre repertório vocal contemporâneo das ilhas Canárias (Espanha)

Enquanto os coros do Laboratório Comunicantus trabalham para o Festival de Coros, o Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC) promove a palestra “As ilhas Canárias na vanguarda da criação musical espanhola”, que encerra as atividades de 2013 e dá continuidade ao ciclo de encontros com artistas e pesquisadores internacionais. A palestra acontece nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 16h30, na sala 14-A do Departamento de Música da ECA-USP.

A palestra será proferida pelo compositor e regente Alberto Roque-Santana, nascido em Tenerife (Espanha), e apresentará, através de audições e leituras, obras da nova geração de compositores das ilhas Canárias, que compõem sob influências diversas e que, no conjunto, representam uma das forças da composição europeia atual. A palestra destina-se a intérpretes vocais, compositores, regentes e estudiosos do repertório vocal, além daqueles interessados nos rumos da atividade musical contemporânea.

Alberto Roque-Santana
Alberto Roque-Santana, compositor e regente orquestral, realizou estudos de Piano no Conservatório Superior de Tenerife e continuou sua formação na Academia Franz Listz, de Budapeste (Hungria). Desenvolve intensa atividade musical e criativa. Suas estreias e turnês de concertos levaram-no à Suiça, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, República Tcheca, Eslovaquia, Áustria, Sérvia, Croácia, França, Holanda, Dinamarca, Espapnha, Venezuela, Austrália e Estados Unidos. Nomes como Emil Petrovics, János Vajda, Franco Donatoni, Leonard Bernstein o Sir Georg Solti, com os quais estudou e trabalhou, influenciaram decisivamente em sua carreira artística.
O GEPEMAC é formado por pesquisadores docentes do Departamento de Música, alunos com projetos ligados à música vocal e pesquisadores independentes, desde que com projetos ligados à música vocal e aprovados pela comissão científica, formada por Susana Cecilia Igayara (coordenadora), Marco Antonio da Silva Ramos e Ricardo Ballestero. Entre 2012 e 2013, o GEPEMAC recebeu palestras de artistas e pesquisadores da Alemanha e Estados Unidos, além de pesquisadores brasileiros de outros campos disciplinares e da apresentação de resultados das pesquisas de seus próprios integrantes, em atividades públicas e gratuitas.

A atividade é gratuita e sem inscrição prévia. Será proferida em espanhol, com a tradução, sempre que necessária, feita pelos próprios integrantes do GEPEMAC. Após a palestra do maestro Alberto Roque-Santana haverá espaço aberto para questões.

Palestra: As ilhas Canárias na vanguarda da criação musical espanhola
Exposição: Alberto Roque-Santana (compositor e regente)
Dia: 22 de novembro, 6ª feira, das 16:30 às 18:00
Local: sala 14-A do Departamento de Música da ECA-USP – Cidade Universitária, SP.

Promoção:
GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (artesdocanto.wordpress.com)

Apoio:
Fundación Autor e Canarias CREA (governo das Ilhas Canárias, Espanha).
Atividade gratuita e sem inscrição prévia