Comunicatus: Coros em atividades

Classe de Regência Coral. Nesta disciplina, os próprios alunos alternam-se na posição de coralistas, regentes, pianistas, por exemplo, com foco no desenvolvimento das habilidades necessárias à regência coral e tem trabalhado por núcleos temáticos semestrais, tais como: renascença francesa, renascença italiana, obras de Mendelssohn, canções brasileiras, entre outros.
Coral da ECA-USP (vídeo ao lado).  É uma disciplina que reúne os alunos de 1º e 2º anos de todos os cursos e os alunos mais adiantados de Canto e de Regência, sendo também uma disciplina optativa para alunos de outros cursos da USP que tenham leitura musical. O Coral da ECA-USP concentra-se em obras adequados a um coro de massa (mais de 70 integrantes, podendo chegar aos 120), muitas vezes obras para coro sinfônico ou com acompanhamento instrumental. Tem sido, por vezes, a primeira experiência coral de alunos mais voltados à música instrumental. Como laboratório para os alunos de regência, seleciona aqueles que já atuaram frente aos coros comunitários ou classe de regência.
Coral Universitário Comunicantus (vídeo abaixo).  Este coro é formado pelos alunos inscritos na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral, que congrega todos os estagiários que atuam nos coros comunitários. É um coro focado na leitura de repertório, com ênfase em obras curtas adaptáveis a coros amadores. O coro também desenvolve um repertório próprio, apesar do pouco tempo de ensaio. Em 2012, apresentou Presaepe, de Heitor Villa-Lobos, para mezzo-soprano e coro misto.

Coral da Terceira Idade da USP. Vinculado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, é um curso com inscrição semestral para alunos com mais de 60 anos que tem uma grande procura. Há vários anos que todas as 60 vagas são integralmente preenchidas. Uma equipe de estagiários divide as funções de regência, preparação vocal, ensaios de naipe, acompanhamento instrumental, composição e arranjo, seleção de repertório. Está em atividade desde 1997, com supervisão dos professores do Comunicantus.
Coral Escola Comunicantus (vídeo ao lado). Voltado ao público externo ao Departamento de Música, sem necessidade de leitura musical. É um coro com grande diversidade de perfis, incluindo graduandos, pós-graduandos, funcionários e coralistas de toda a cidade, com ou sem vínculo com a USP. Assim como o Coral da Terceira Idade, os ensaios são realizados por uma equipe de alunos, com supervisão dos professores. Frequentemente, são convidados alunos de instrumento e canto para atuarem como solistas, o que é muito motivador, tanto para esses alunos, como para os coralistas que tomam contato com uma diversidade timbrística e estilística, através do repertório eclético. O Coral já estreou diversos arranjos e composições de alunos de Música.