Comunicantus dá início às atividades de 2013

O Comunicantus: Laboratório Coral inicia as atividades de 2013 e anuncia novos projetos.  Entre eles, o  destaque  é  a  aprovação do Coro de Câmara Comunicantus, um coro de bolsistas voltado  ao repertório de câmara, com  ênfase na produção brasileira.
Este projeto vem sendo imaginado há muitos anos, e agora foi aprovado pela Pró-Reitoria de Graduação. Trata-se de um coro de bolsistas voltado para o aperfeiçoamento dos coralistas, tendo por foco os alunos de graduação, prioritariamente do Departamento de Música, mas podendo também receber alunos de outros cursos que tenham formação musical anterior ou em andamento.
O coordenador do projeto, regente e diretor artístico é o Prof. Marco Antonio da Silva Ramos, Titular em Regência Coral da ECA-USP. A professora Dra. Susana Igayara integrará a equipe de seleção e de programação.
O perfil a ser selecionado prevê experiência coral anterior, conhecimento estilístico de períodos e gêneros do repertório coral, leitura musical fluente e leitura cantada à primeira vista.
Procuram-se alunos interessados em cantar em diversos idiomas e no aprimoramento da técnica vocal individual, visando a um resultado de conjunto.
O coro pretende desenvolver uma nova tecnologia de ensaios corais, com o uso de gravações (tanto do conjunto, como individuais), que deverão ser analisadas pelos integrantes como uma forma de aprimorar os resultados, de um ensaio ao outro.
Para isso, o Coro de Câmara Comunicantus exigirá dos bolsistas integrantes a dedicação de 10 horas semanais. A novidade é que, tratando-se de um projeto de aperfeiçoamento e de prática artística, as 10 horas serão utilizadas em atividades práticas: dois ensaios coletivos, um ensaio de naipe ou de pequeno conjunto, prática de quartetos, trios ou octetos e uma hora dedicada à escuta dos registros sonoros e à redação de uma avaliação de desempenho e de identificação de problemas. São previstas diversas apresentações.
Este coro vem somar-se a uma intensa atividade coral, que permite ao estudante de música a prática de diversos repertórios, adaptados aos distintos perfis de coros mantidos no Departamento de Música (veja Comunicantus: Coros em atividade).
Além das 28 bolsas para coralistas, haverá uma bolsa para pianista, duas bolsas técnicas (uma em editoração de partituras e outra em gravação e edição de áudio) e três bolsas de apoio (comunicação, produção e arquivo). Todas as bolsas terão o mesmo valor (R$700,00) e a mesma carga horária (10 horas semanais).
As chamadas de bolsas serão divulgadas proximamente e as inscrições poderão ser feitas entre 18 e 24 de fevereiro.  NOVO: Devido à grande procura, um novo calendário de inscrições será definido brevemente, com mais tempo para divulgação e inscrição dos interessados. O edital será divulgado depois do início das aulas.
As atividades terão início em Março. As datas de seleção e de início das atividades serão divulgadas brevemente.
Estão previstos os seguintes horários (sujeito a pequenas alterações)
Prática de Quartetos, octetos ou pequenos conjuntos a serem determinados
 3ª e 4ª , das 21h00 às 21h30
Ensaios coletivos:
3ª e 4ª, das 19h00 às 21h00
Ensaios de naipes ou de conjuntos
5ª , das 19h30 às 21h30.
Avaliações individuais
1h, em horário de livre-escolha do bolsista
Apresentações
8h mensais, em datas e horários a serem combinados.