Festival Coral 2012: Coral Escola

Coral Escola  – “Arranjos em concertos” 29/06/2012

O Coral Escola Comunicantus é um dos coros comunitários do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Foi criado em 2001 com o intuito de ser um espaço educativo e de vivência musical prática, tanto para os coralistas – que são alunos de música, funcionários e alunos dos outros cursos com e sem conhecimento musical, além da comunidade externa à USP – quanto para a equipe de estagiários.

O trabalho é realizado por essa equipe, fundamentalmente formada por estudantes de graduação e de pós-graduação sob a orientação e supervisão dos professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara. Dentro do Coral, os alunos se alternam em funções musicais (regência, escolha de repertório, preparação vocal, composição e arranjo, canto e instrumentos, de acordo com suas habilidades e interesses específicos) e também nas funções estruturais (produção, planejamento e avaliação de atividades, organização de eventos). Cada ano o Coral Escola busca um tema para seu repertório. No ano passado

Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias
(Os Mutantes)

o grupo tinha como tema canções de amor e neste ano, o Coral Escola apresenta um repertório de arranjos de canções brasileiras bem variadas que foram, em sua maioria, escritos pelos próprios alunos da equipe de trabalho do Laboratório. Sarah Alencar, atualmente em intercâmbio na Universidade de Surrey, arranjou para coro e piano Portugal de Navio, de Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. O Mestrando Fred Teixeira apresenta em primeira audição seu arranjo de Lamento, de Pixinguinha, para coro masculino e quarteto de violões.

Comemorando o centenário do compositor Luiz Gonzaga, Carolina Andrade e Iury Cardoso arranjaram o Baião de Dois. O arranjo procura explorar vocalmente as características rítmicas do baião e, ao mesmo tempo usa a textura coral para tratar o texto com bom humor. Além dessas obras, o repertório ainda conta com dois arranjos do Samuel Kerr; a música Tem Gato na Tuba, de João de Barro e Alberto Ribeiro, e Cunhataiporã de Geraldo Espíndola. O arranjo do Cunhataiporã conta com uma ambientação sonora do Pantanal feita pelo Coro que vale muito a pena conferir.

Confira outras músicas do Rei do Baião:
Asa Branca
Assum Preto