MASP RECEBE FESTIVAL COMUNICANTUS DE COROS NO INÍCIO DE DEZEMBRO

No início de dezembro, dias 01 (quinta-feira, 20h30) e 03 (sábado, 18h30), seis corais apresentam-se em dois dias de Festival no Grande Auditório do MASP – Museu de Arte de São Paulo. A iniciativa é do Comunicantus: Laboratório Coral, para comemorar seus 10 anos de existência.
Foram convidados dois ex-alunos do Departamento de Música da ECA-USP. Marili Macruz é professora e regente do Coral da Escola Lourenço Castanho, que se apresenta dia 01 de dezembro às 20h30. Marili concluiu seu mestrado recentemente e é graduada em piano e em licenciatura em música.
No mesmo dia, o organista Leonardo Fernandes apresenta-se ao órgão em duas peças como solista e também acompanhando o Coral da ECA-USP, sob regência de Marco Antonio da Silva Ramos. Graduado pelo Departamento de Música da ECA-USP, Leonardo Fernandes foi aluno de pianode José Eduardo Martins e Pietro Maranca, de órgão e interpretação barroca de Elisa Freixo, e de cravo de Maria Eugênia Sacco. A classe de regência coral é o terceiro grupo a se apresentar na primeira noite do Festival.
                          Aula de Regência Coral. Foto de Carolina Andrade. nov/2011
A tarde do sábado está dedicada aos coros comunitários. O Coral Escola Comunicantus apresenta um programa de canções de amor, com um predomínio de canções renascentistas. O Coral da 3ª Idade da USP dedicou-se a dois conjuntos bem distintos de repertório. No primeiro bloco, traz uma canção de Natal e dois coros de óperas de Mozart e Gluck. Em seguida apresenta arranjos de música popular brasileira com acompanhamento de percussão.
Para encerrar a noite, convidamos o CoralUSP, representado pelo grupo regido por Márcia Hentshcel, que propõe um programa em que canções de Piazzolla alternam-se com música brasileira.
Informações gerais:
Local: MASP – Museu de Arte de São Paulo – Grande Auditório
Ingressos:  podem ser adquiridos na bilheteria do MASP, a R$10,00 e R$5,00 (estudantes e terceira idade).

Datas: 01 de dezembro (5a feira, 20h30)
Coral da Escola Lourenço Castanho
Classe de Regência Coral
Órgão solo: Leonardo Fernandes
Coral da ECA-USP

03 de dezembro (sábado, 18h30)
Coral Escola Comunicantus
Coral da 3ª Idade da USP
CoralUSP

Histórico
As atividades corais no Departamento começaram em 1973, com o primeiro professor de Regência Coral, o alemão Klaus Dieter-Wolff. Foi só em 2001, sob direção de Marco Antonio da Silva Ramos, que as atividades corais passaram a funcionar como um laboratório. Esta mudança favoreceu os alunos de graduação e de pós-graduação, que agora atuam como estagiários nos diversos coros em funcionamento.
O que é um Laboratório Coral?
Na estrutura universitária, um laboratório é o local onde se realiza a aprendizagem prática com um foco bastante específico. No laboratório são formulados e testados os novos procedimentos técnicos de uma área e é a partir do contato próximo entre professores e alunos que se busca promover a prática reflexiva, através de vivências e experiências capazes de preparar o aluno para a atividade profissional e de pesquisa. No Comunicantus: Laboratório Coral, os alunos alternam-se nas funções musicais (regência, escolha de repertório, preparação vocal, composição e arranjo, canto e instrumentos) e também nas funções estruturais (produção, planejamento e avaliação de atividades, organização de eventos). Os diversos perfis corais presentes neste Festival mostram um pouco dessa prática e seus resultados musicais.

Ensaio do Coral Escola Comunicantus. Foto de Joel La Laina Sene. nov/2011
 Parcerias
O Comunicantus: Laboratório Coral recebeu apoio da Roland do Brasil, que emprestará o órgão eletrônico Trilium 788, da Rodgers, para a realização da Missa Choralis de Franz Liszt com o Coral da ECA-USP. Com regência de Marco Antonio da Silva Ramos e acompanhamento do organista Leonardo Fernandes, o concerto será no Grande Auditório do MASP, Museu de Arte de São Paulo. Com apoio da Associação Brasileira dos Organistas, o concerto é a última apresentação da Missa de Liszt com o Coral da ECA, que é formado principalmente por estudantes universitários de música.
Em 2011, pelo quarto ano consecutivo, o Comunicantus realiza apresentações corais em parceira com o MASP.
O Comunicantus recebe apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que mantém alunos bolsistas tanto no Coral Escola como no Coral da 3ª Idade, ligado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade.