CORO E ÓRGÃO em homenagem aos 200 anos de Liszt

O Comunicantus: Laboratório Coral recebeu apoio da Roland do Brasil, que emprestará o órgão eletrônico Trilium 788, da Rodgers, para a realização da Missa Choralis de Franz Liszt com o Coral da ECA-USP. Com regência de Marco Antonio da Silva Ramos e acompanhamento do organista Leonardo Fernandes, o concerto será no Grande Auditório do MASP, Museu de Arte de São Paulo.

Trilium 788 – Rodgers Instrument Corporation
Apoio: Roland do Brasil

Com apoio da Associação Brasileira dos Organistas, o concerto é a última apresentação da Missa de Liszt com o Coral da ECA, que é formado principalmente por estudantes universitários de música.

Liszt escreveu essa missa em 1865, numa fase em que buscava unir a expressividade romântica às tradições da música sacra. Para isso, utilizou uma combinação de temas gregorianos com uma harmonia muito densa.

O coro é o grande protagonista da Missa Choralis, em diferentes combinações com os conjuntos solistas e com o acompanhamento organístico, que trazem fortes contrastes, da sonoridade mais sutil e intimista até o efeito grandioso do conjunto.

Para o maestro Marco Antonio da Silva Ramos, “nesta Missa, não há nada do virtuosismo que costuma se associar a Liszt, nem para o coro, nem para o órgão. A trama, o interesse e o fluxo interpretativo, tudo se passa entre uma construção harmônica bastante cromática e sua oposição a poderosos uníssonos. Diante de tal quadro, o fraseado é a ferramenta do intérprete, consequência direta das dinâmicas propostas por Liszt”.

A professora de Repertório Coral do Departamento de Música, Susana Igayara, ressalta a importância dos estudantes terem contato com obras marcantes do repertório coral: “cantar uma obra como a Missa Choralis, de Liszt, implica em muito planejamento de ensaios e grande dedicação dos coralistas, mas o resultado sem dúvida vale a pena. Liszt tem um incrível conhecimento da sonoridade coral, tudo é absolutamente programado: o uso dos solos e dos tutti, os momentos em que o acompanhamento organístico é mais presente e aqueles em que ele desaparece para deixar a pureza das vozes, o uso dos registros vocais, como nos momentos em que tudo se dirige à região aguda, com certeza aproveitando o conteúdo simbólico associado à ideia de altura e divindade”.

O Festival Comunicantus de Coros, comemorando os 10 anos do laboratório coral, será realizado em dois dias, 1 e 3 de dezembro, e trará três coros por dia. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do MASP, a R$10,00 e R$5,00 (estudantes e terceira idade).

A seguir, veja a programação completa.

01 de dezembro (5a feira, 20h30)

Classe de Regência Coral
Regência: Ariane Escórcio, Bruna Bianchini, Denise Castilho, Felipe Gutt, Filipe Fonseca, Isaac Terceros Montaño, Ivan Zurawsky, Marília Chibim, Nicolás Salaberry
(Alunos da classe do Prof. Marco Antonio da Silva Ramos)