Especial Encontro de Corais Comunicantus 2010

Marco Antonio da Silva Ramos

Orientou sua carreira musical ao Canto Coral. Como regente titular de grupos corais, regente convidado, professor de regência, compositor e arranjador, é um dos mais destacados maestros de sua geração. Na USP, onde é Professor Livre Docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes, atua como regente titular do Coral da ECA-USP e do Studio Coral – Vozes Femininas. É ainda coordenador do Comunicantus: Laboratório Coral, centro de formação de novos regentes e cantores. Foi professor e membro da equipe de coordenação do Projeto Villa-Lobos e dos Painéis

Funarte de Regência Coral, ministrando cursos de formação por todo o Brasil.

Entre suas atividades internacionais, destacam-se suas atuações como regente convidado do Coro Infantil da Orquestra Filarmônica de Las Palmas de Gran Canaria, dos coros da Universidade de Indiana em Bloomington e do Coral do Conservatório Nacional de Lisboa. Por iniciativa da Central European Academy of the Arts, foi escolhido como regente do coro internacional formado por jovens que se apresentou em cidades da Hungria (Szombately e Köszeg) e Austria (Lokenhaus e Viena). É frequentemente convidado para júris de concurso, workshops e palestras, além dos concertos corais. Muito reconhecido como professor de regência, tem atuado no Festival de Verano de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, e no Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas. Pela importância de sua trajetória, desde 2008 é um dos biografados do Who´s Who in the World.