Especial Encontro de Corais Comunicantus 2010

Susana Cecília Igayara

É professora do Departamento de Música da ECA-USP desde 2004. Atua no campo do Canto Coral tanto em áreas teóricas do Repertório Coral e Musicologia, como na atividade prática de preparação técnica vocal de coros. É preparadora vocal do Studio Coral – Vozes Femininas, há seis anos é a preparadora vocal dos coros do Festival Música nas Montanhas, além de supervisionar o trabalho de técnica vocal dos coros comunitários do Comunicantus.

Como pesquisadora, dedica-se atualmente a um projeto em História da Educação, tendo por tema a produção escrita por mulheres sobre música na primeira metade do século XX. A obra sacra coral de Henrique Oswald foi tema de sua dissertação de mestrado. Entre seus principais objetos de estudo estão a música brasileira e o repertório coral internacional, analisados em artigos, cursos, palestras, comunicações, programas de rádio e notas de programa. Antes de integrar o corpo docente da Universidade de São Paulo, foi professora na Faculdade de Arte Santa Marcelina e Faculdade Mozarteum de São Paulo. Implantou e coordenou o Centro de Documentação Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). No Museu Lasar Segall, foi responsável pelo Núcleo de Estudos da Divisão de Música entre 1987 e 1997. No exterior, ministrou cursos e palestras na Universidade de Indiana em Bloomington, EUA, no Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal e em San Juan, Argentina, além da participação em congressos.