PROGRAMA DA DISCIPLINA PRÁTICA DE CORO DE CÂMARA I

PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005

Unidade: Escola de Comunicações e Artes
Curso: Bacharelado em Música com Habilitação em Canto e Arte Lírica
Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento
Bacharelado em Música com Habilitação em Composição
Bacharelado em Música com Habilitação em Regência
Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música.

Depto.: Música

1.Disciplina: Prática de Coro de Câmara I
2.Código: CMU-0593
3.Semestral (X) 5. Obrigatória – ( )
4.Anual ( ) 6. Optativa – ( X )

7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto:

8. Créditos:
a) aula: 04
b) trabalho: 02
c) total: 06
9. Semestre ideal: Optativa – sem. par e ímpar
10. N° máximo de alunos por turma: 40
11. Objetivos:

1. Oferecer aos alunos um espaço de performance nas obras de referencia específicas para coro de câmara;
2. Criar Condições objetivas e práticas para a futura profissionalização do estudante de canto, seja como coralista profissional, seja como solista(no que para isto possa colaborar a prática de coro de câmara) ;
3. Integrar o conhecimento musical adquirido nas demais disciplinas(vocais ou não) oferecidas na graduação através de vivência em canto coral de câmara, no interior do Comunicantus –Laboratório Coral do CMU;
4. Aproximar da linguagem coral camerística estudantes de educação, composição, instrumento e regência que possuam bom domínio da técnica vocal;
5. Aproximar da linguagem coral camerística estudantes de quaisquer outros estudantes da USP em condições de acompanhar o trabalho nos níveis exigidos, conforme condições explicitadas abaixo (em Métodos Utilizados);

12.Conteúdo:
1. Repertório específico para coro de câmara, escolhido a cada semestre;
2. Processos de equilíbrio entre naipes;
3. Processos de aceleração da leitura coral à primeira vista;
4. Ensaios em ritmo profissional, com exigências artísticas e pedagógicas de padrão elevado;
5. Apresentações públicas sob a regência do professor ou por regentes por ele convidados;

13. Métodos Utilizados:
Ensaios e apresentações públicas. Possíveis apresentações pedagógicas.

OBS:
1) o aluno deverá, para sua aceitação de matrícula, apresentar-se previamente ao professor para audição e avaliação de suas condições de participação. O professor indicará à Secretária de Graduação do CMU a relação dos alunos aceitos no semestre;
2) A disciplina será igualmente facultada a estudantes de toda a USP capazes de leitura musical fluente e com um mínimo de 3 anos de prática coral, estando sua aceitação sujeita aos mesmos critérios exigidos dos alunos do CMU;
3)o professor observará, ao constituir o grupo aceito, um critério de equilíbrio sonoro entre naipes e vozes,
4) as audições serão marcadas sempre antes do início do semestre, sendo que será aceito um número indefinido de pré-matrículas. A confirmação de matrícula só será feita a partir da lista divulgada pelo professor responsável

14.Atividades Discentes:

Os estudantes cantarão no Coro de Câmara da USP em ensaios e apresentações públicas dentro ou fora do campus da USP;
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15. Carga Horária Semestral: 16. Carga Horária Anual:
Aulas teóricas: 00 Aulas teóricas:
Aulas práticas:30 Aulas práticas:
Seminários: 0 Seminários:

Outros: apresentações públicas em número variável, a depender do programa a ser desenvolvido e dos resultados alcançados (computadas como crédito trabalho)

Critérios de avaliação de aprendizagem:

Serão avaliados o envolvimento e a eficácia do estudante em sua relação com o resultado geral do grupo, sua performance vocal enquanto coralista,sua afinação, sua velocidade de leitura coral, pontualidade e assiduidade, sua capacidade de aprender e assim melhorar o grupo.

18. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização
das provas ou trabalhos):

Não será oferecida por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Art. 3º, Parágrafo 1º, de 29.09.89.

19. Bibliografia Básica:

CORTOT, Alfred. Curso de interpretação. Editora Musimed, Brasília, 1986.

CROWTHER, Duane. Teaching Choral Concepts. Horizon Pub. And Distr., West Bountiful,1981.

DART, Thurston. Interpretação da Música. Martins Fontes, São Paulo, 1990.

GARRETSON, Robert L. Conducting Choral Music. 7a Ed. Prentice Hall, Nmew Jersey, 1993.

HARNONKOURT, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1988.

RAMOS, Marco Antonio da Silva .
Canto Coral: do repertório temático à construção do programa. Dissertação de Mestrado apresentada à ECA-USP, 1989.
O ensino da Regência Coral. Tese de Livre Docência apresentada à ECA-USP, 2003.

ROBINSON, Ray e WINOLD, Allen. The Choral experience. Harper and Row,Publishers, New York, London, 1976.

SCHAEFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. Ed. UNESP, São Paulo, 2001.

20. Professor(es) responsável(is):
Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos

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