Pesquisadores do CPCT no Ibercom 2105

xlogo-fundo-transparentehome.png.pagespeed.ic.YzFxHtgOBQ

Data

Horário Local DTI Título do Trabalho

Pesquisador(a)

01/04 (quarta-feira Das 14h às 16h Sala 35 – PRÉDIO 2 – Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) Epistemologia e Teorias da Comunicação A base ontológica das categorias comunicação e trabalho: uma discussão sobre os conceitos Roseli Figaro
 01/04 (quarta-feira Das 14 às 16h SALA 16 – PRÉDIO 3 – Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) Estudos de Comunicação Organizacional As “relações humanas” como fator da gênese da comunicação nas relações de trabalho em organizações no Brasil Claudia Nociolini Rebechi
 01/04 (quarta-feira Das 16h30 às 18h30 SALA 202 – PRÉDIO 1 – Departamento de Comunicações e Artes (CCA) – 2º. andar Comunicação e Cultura Digital Não sou/ não curto: sentidos midiatizados de masculinidade, feminilidade e classe social nos discursos de apresentação do aplicativo Grindr Rafael Grohmann
02/04 (quinta-feira) Das 14h30 às 16h AUDITÓRIO A – PRÉDIO 4 – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) Comunicação e Cidadania Blogs, colaborativismo e crowdfunding: novos arranjos para o livre exercício do jornalismo e a prática da cidadania Cláudia Nonato
 02/04 (quinta-feira) Das 16h30 às 18h30 SALA 24 – PRÉDIO 2 – Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) Estudos de Jornalismo Os números e a objetividade do jornalismo Olivia Bulla
 02/04 (quinta-feira) Das 16h30 às 18h30 SALA 31 – PRÉDIO 2 – Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) Estudos de Jornalismo Fora do eixo: o jornalista no interior Janaina Visibeli Barros

CPCT Promove Encontro com Pesquisadores do Trabalho no Campo da Comunicação

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP promoverá no próximo dia 30 de março, a partir das 19 horas, um encontro com estudiosos interessados na temática do Trabalho em pesquisas no campo da Comunicação. O objetivo é reunir pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa para discutir, a princípio, as seguintes questões:

a) O estado da arte da pesquisa em Comunicação com o tema Trabalho;

b) As contribuições que a área da Comunicação pode oferecer para avançarmos nas pesquisas com o tema do Trabalho.

O encontro será aberto a todos os pesquisadores interessados nessa discussão, e acontecerá no Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA-USP – 2o  andar (campus Butantã da USP/ Av. prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443).

Comunicação e a desmaterialização do real – Palestra com Prof. Celso Frederico (ECA-USP)

Organização: Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT)

Data: 10 de março de 2015 (terça-feira), às 16 horas.

Local: Departamento de Comunicações e Artes, Prédio Central (CCA – ECA USP)

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária,

Texto base de estudo:

PONTE, Daniel. O modelo Fordista e as Funções Sociais das Comunicações. In: Revista Eptic (Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), v. 17, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/3378/pdf

CPCT e Roseli Figaro organizam nova edição da Revista EPTIC

cover_issue_338_pt_BRO Dossiê Trabalho Comunicacional: aspectos de comunicação e trabalho como atividade e como mercadoria, lançado recentemente pela Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da  Comunicação e da Cultura (Revista Eptic), foi organizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), sob a coordenação de Roseli Figaro. Classificada como QUALIS B1, na área de Ciências Sociais Aplicadas I, a Revista Eptic   é produzida pelo Observatório de Economia e   Comunicação (OBSCOM) e  vinculada aos programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), Economia (NUPEC), da  Universidade Federal de Sergipe.

O dossiê temático reúne  entrevista com Christian Fuchs, Professor do Instituto de Pesquisa em Comunicação e Media da  Universidade de Westminster (Inglaterra), além de artigos de Yves Schwartz (França), David Hesmondhalgh (Reino Unido), Claudia Nociolini Rebechi e Julio Arantes (CPCT – ECA/USP), Vander Casaqui e Angelina Sinato (ESPM), Clóvis Montenegro Lima, Mariangela Maia e Vinícios Souza Menezes (IBICT-Brasil), Diego Charras (Universidade de Buenos Aires) e Daniel Fonseca Ximenes Ponte (UFRJ).

Na apresentação, a coordenadora do CPCT ressalta que “a revista Eptic tem uma trajetória consolidada no campo da Comunicação, tanto na especialidade da Economia Política da Comunicação como na sua abordagem crítica, por isso, receber o convite para coordenar o dossiê deste número sobre comunicação e trabalho representa para nós, do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da ECA-USP, o reconhecimento de uma abordagem de pesquisa que vimos construindo há cerca de dez anos”.

A edição completa da revista pode ser acessada clicando aqui.

Encerramento do curso de difusão do CPCT

O curso “A comunicação no mundo do trabalho: racionalidades, tecnicidades e contradições”, organizado pelo CPCT da ECA-USP, encerrou-se no dia 01/11 com a realização de uma atividade que discutiu as propostas de pesquisas dos alunos.

Com a expectativa de obter opiniões e sugestões para o desenvolvimento de pesquisas futuras e o desenvolvimento de estudos já em andamento, os alunos apresentaram seus projetos e suas ideias aos colegas e membros do CPCT. Esta troca de conhecimento e de experiências contribuiu significativamente para o êxito do curso.

Ademais, essa atividade possibilitou a retomada do debate de determinadas questões discutidas ao longo das aulas ministradas nos três módulos anteriores e que despertaram interesses específicos nos alunos.

Tendo em vista a ótima receptividade dos alunos quanto ao conteúdo e às atividades do evento, certamente, o CPCT realizará novos encontros com o propósito principal de avançar na construção de conhecimento sobre a temática da comunicação no mundo do trabalho.

A prof. Roseli Figaro e os alunos no último dia do curso

Os alunos do curso compartilhando suas pesquisas e ideias no quarto encontro do evento

Confraternização no encerramento do curso

Alunos e membros do CPCT reunidos

Terceiro dia do curso do CPCT na ECA-USP

Sábado passado, dia 25/10, aconteceram as aulas do terceiro módulo do curso de difusão “Comunicação e Trabalho”, promovido pelo CPCT.

Na ocasião, os alunos puderam assistir diferentes apresentações de pesquisas desenvolvidas por membros do Centro.

A parte da manhã contou com as participações de Sérgio Picciarelli Jr. e de Luciana Félix. Sérgio iniciou o módulo tratando sobre a sua pesquisa de mestrado intitulada “As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação e os anúncios diferenciados veiculados pela mídia impressa”, defendida em 2009. Já Luciana Félix discorreu sobre seu estudo, também de mestrado, que focaliza as relações entre comunicação e trabalho do editor de livros.

No período da tarde, os doutorandos Claudia Nonato e Rafael Grohmann apresentaram resultados de um amplo estudo do CPCT sobre as mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas de São Paulo, fruto de um esforço coletivo dos membros do Centro e das dissertações de mestrado de Nonato e Grohmann.

Ao final do dia, Claudia Nonato ofereceu aos alunos do curso um panorama sobre a sua tese de doutorado em andamento no PPGCOM da ECA-USP. A pesquisa de Claudia tem como objeto de estudo os jornalistas blogueiros e sua principal hipótese é a de que os jornalistas estão migrando para os blogs em busca de maior autonomia e liberdade de expressão.

No próximo sábado, 01/11, teremos o último dia do curso com a realização de uma oficina aos alunos, cujo propósito, segundo as palavras da professora Roseli Figaro, será: “discutir ideias e propostas de pesquisas dos participantes e possíveis enquadramentos metodológicos. A experiência dos pesquisadores do centro de pesquisa em comunicação e trabalho com métodos quantitativos e qualitativos poderá orientar os novos pesquisadores e seus interesses de pesquisa”.

Segundo módulo do curso de difusão “A comunicação no mundo do trabalho”

Claudia Rebechi com os alunos na parte da manhã

Julio Arantes, iniciando as aulas do período da tarde

Rafael Grohmann com a turma do curso, já no final da tarde.

No dia 18/10, ocorreu o segundo encontro do novo curso do CPCT com as aulas dos pesquisadores Claudia Nociolini Rebechi, Julio Arantes e Rafael Grohmann.

Pela manhã, Claudia inaugurou o segundo módulo do curso, cujo tema é “As diferenças entre a comunicação das organizações e a comunicação no mundo do trabalho”. Com o propósito de tratar sobre as prescrições de comunicação e a racionalização do trabalho – tema de sua pesquisa de doutorado – a professora apresentou os seguintes pontos: pressupostos que fundamentam o entendimento de comunicação nas relações de trabalho em organizações; o conceito de gestão do trabalho, a partir da abordagem ergológica, e a gestão da comunicação dentro dessa ótica; os diferentes significados de prescrição no trabalho e a ideia de prescrição de comunicação no trabalho e, por fim, falou sobre formas de racionalização do trabalho e como a comunicação manifesta-se nestes diferentes contextos.

O período da tarde contou, primeiramente, com a aula do doutorando Julio, tratando sobre a comunicação no mundo do trabalho na perspectiva de quem trabalha. Na ocasião, ele apresentou aspectos teóricos e dados da pesquisa de campo que embasam o seu estudo de doutorado em andamento. Julio desenvolve uma pesquisa sobre as relações de comunicação existentes em ambientes de fábricas recuperadas por trabalhadores.

O final do segundo módulo ficou sob a responsabilidade de Rafael Grohmann, cuja aula destacou a inter-relação entre comunicação, trabalho e classes sociais. Dentro de uma perspectiva que procura trazer a lume uma discussão sobre a mobilização do entendimento de classe social no campo da Comunicação, o doutorando apresentou aos alunos do curso determinados conceitos, como o de “midiatização” e de “trabalho”, que embasam a sua tese, em desenvolvimento no PPGCOM da ECA-USP.

No próximo sábado, dia 25/10, haverá o terceiro encontro do curso. As futuras aulas focalizarão outras pesquisas sobre comunicação no mundo do trabalho realizadas pelos membros do CPCT, sob a orientação da profa. Dra. Roseli Figaro. Tendo isso em vista, participarão Claudia Nonato, Luciana Félix, Rafael Grohmann e Sérgio Picciarelli Junior, apresentando suas pesquisas de mestrado. Ao final, a professora Claudia Nonato também tratará sobre a sua tese de doutorado em andamento.