Seminário reúne especialistas em análise do discurso e mundo do trabalho para pensar o campo da comunicação

Cartaz

Nos dias 21 e 22 de agosto acontece na Escola de Comunicações e Artes da USP o seminário Comunicação, Trabalho e Discursos: Diálogos e Reflexões com o objetivo de articular os conceitos teóricos da Análise do Discurso no exame das relações de comunicação e trabalho.

A primeira mesa terá como tema Análise do discurso como abordagem dos estudos em comunicação e trabalho e será composta por Suzy Lagazzi (Unicamp), Cristiane Dias (Unicamp), Helena Nagamine Brandão (USP) e Fernando Pachi (Unip).

Já no segundo dia, o debate Materialidade do trabalho e mídias digitais contará com a presença de Ricardo Antunes (Unicamp), Vander Casaqui (CPCT-ECA), Celso Frederico e Roseli Figaro, ambos da ECA-USP.

O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A atividade contará com certificado de participação.

As relações de comunicação no trabalho a partir da Análise de Discurso

A análise das situações de trabalho e das relações de comunicação no mundo do trabalho, a partir dos conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, nos força uma reflexão sobre a constituição do sujeito trabalhador nos contextos em que atua no Brasil.

Os discursos produzidos pelos trabalhadores são assim constituídos por atravessamentos que produzem efeitos de sentido diversos, silenciamentos e derivas de sentido, que devem ser relacionados às possibilidades do dizer disponíveis na história e nas relações sociais. Tais efeitos só podem ser observados na compreensão e no questionamento das relações de comunicação e trabalho.

A materialidade do trabalho nas mídias digitais

O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação potencializa a apropriação do valor do trabalho, como pode-se observar no processo da chamada uberização. Em um quadro de crise aguda de desemprego, a flexibilização e precarização estrutural do trabalho acentua-se como condições do modo de produção Toyotista.

Dentre esse cenário, a saída propagada pelo discurso hegemônico é o empreendedorismo, o culto ao “homem-empresa” (Dardot e Laval), os trabalhados voluntários e os baixos salários para os ‘colaboradores’ das empresas como recursos mobilizados para invisibilizar o trabalho, o valor gerado pelo trabalho. A chave analítica desse novo contexto passa pelo binômio comunicação e trabalho como forma de compreensão da materialidade do trabalho nas mídias digitais.

 

Inscrição gratuita

https://goo.gl/forms/abauk7lpOl3EDYKV2

 

Serviço:

Seminário Comunicação, Trabalho e Discursos: Diálogos e Reflexões

Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho

21 de agosto às 14h00

Mesa: Análise do discurso como abordagem dos estudos em comunicação e trabalho

Suzy Lagazzi UNICAMP

Cristiane Dias UNICAMP

Helena Nagamine Brandão FFLCH-USP

Fernando Pachi UNIP | CPCT ECA-USP

Local: Auditório Freitas Nobre

22 de agosto às 14h00

Mesa: Materialidade do trabalho e mídias digitais

Ricardo Antunes UNICAMP

Vander Casaqui CPCT ECA-USP

Celso Frederico ECA-USP

Roseli Figaro ECA-USP

Local: Auditório Paulo Emílio

 

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária

Comunicação, democracia e fake news

CPCT entrevista Agência Pública

CPCT entrevista Agência Pública

Para compreender melhor os critérios de elaboração do “Mapa do Jornalismo Independente”, a coordenadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA/USP, Roseli Fígaro e a mestranda Ana Flavia Marques entrevistaram a jornalista Marina Dias, da Agência Pública.

O ponto de partido dessa conversa foi a questão sobre o porquê fazer um mapeamento desse tipo, com iniciativas do jornalismo “independente”.

Segundo Marina, um dos princípios da Agência Pública é inovar e fazer matérias e projetos inéditos. “Ninguém nunca tinha feito esse tipo de trabalho e depois de 2013 houve uma explosão dessas iniciativas e nos perguntamos por que ninguém havia feito algo do tipo e resolvemos fazer”.

“Foi necessário para apoiar e fomentar o jornalismo independente, dar visibilidade para esses sites. É um tipo de portfólio também”, afirmou Marina.

Além da motivação do Mapa, Marina também esclareceu sobre os critérios estabelecidos para inclusão das iniciativas, o caminho seguido pela equipe da Agência Pública, as reflexões que ocorreram durante todo o processo de elaboração do levantamento e as principais características desses arranjos, como quantos têm caráter comercial, como são financiados, onde estão localizados, entre outros dados que foram apresentados pelos responsáveis através de questionário.

Ouça a entrevista completa no link abaixo.

 

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Resumos da programação do II Fórum Comunicação e Trabalho

Conheça um pouco mais sobre a programação do II Fórum Comunicação e Trabalho, organizado pelo CPCT, que será realizado no dia 05 de setembro dentro do Congresso da Intercom 2017, na cidade de Curitiba.

09h00 às 12h30_Mesa 1: O trabalho na comunicação e a comunicação como trabalho

A literatura brasileira e os discursos sobre o trabalho: o texto literário como veículo de comunicação
Angela Maria Rubel Fanini
Professora do Programa de Pós-Graduação Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Esta comunicação analisa as articulações entre técnica, tecnologia, trabalho e discurso a partir de uma abordagem interdisciplinar, procurando perceber como textos da Literatura Brasileira (romances e contos) formalizam uma dada visão sobre o universo da produção material humana. A análise dialógica do discurso (Mikhail Bakhtin e o círculo russo) sustenta a pesquisa quanto à problematização do discurso, dando suporte para se entender como os escritores escrevem sobre a produção humana, ou seja, sobre o homo faber. As vozes literárias criam e recriam o mundo material e o problematizam em sua dimensão histórica imediata e atemporal simultaneamente. O escritor, à medida que escreve obras literárias sobre o que se produz no trabalho cotidiano dos homens, interfere na realidade social visto que o discurso não só reflete a realidade, reproduzindo-a ou nomeando-a tal qual é, mas a refrata, reinstaura, instaura, consoante certa visão de mundo que plasma em suas obras. Assim, os intelectuais, ao escreverem sobre a dimensão laboral, também a modificam à proporção que a podem qualificar, desvalorizar, carnavalizar ou elogiar. Estudar essas produções discursivas pode contribuir para entender as relações laborais entre os homens, articulando o homo faber ao homo simbolicus. O homem não só trabalha, mas também fala e escreve sobre o trabalho. A noção de trabalho também recorre a toda uma tradição marxista que tem se debruçado exaustiva e pertinentemente sobre o universo do trabalho. Com essa tradição também se dialoga nesta comunicação.

A comunicação no contexto da uberização do trabalho: a subjetividade humana em meio a um “debate de normas”
Claudia Nociolini Rebechi
Professora do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ECA-USP

A fase atual do capitalismo apresenta um novo modelo de organização e gestão do trabalho pautado na combinação entre o avanço tecnológico e a precarização do trabalho. Trata-se do fenômeno conhecido como “uberização” guiado por princípios tais como: flexibilização, autonomia, valorização das habilidades pessoais, democratização da comunicação na esfera do consumo, ausência de vínculo empregatício, desregulamentação e falta de mecanismos de segurança social. Sob essa égide, aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras é demandado que gerencie seu próprio trabalho e, ao mesmo tempo, que estejam subordinados ao controle e à vigilância de empresas detentoras de plataformas digitais e de aplicativos e de consumidores ávidos por serviços de qualidade a preços acessíveis. Dentro desse contexto, pretende-se discutir a comunicação e seus usos no gerenciamento do trabalho uberizado, considerando que os trabalhadores e as trabalhadoras, a partir da mobilização de sua subjetividade, encontram-se em meio a um “debate de normas” constituído pela dialética entre o prescrito e o real, entre as normas e a renormalização, entre os saberes constituídos e investidos. Com base na abordagem ergológica de comunicação e trabalho estudada no Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da ECA-USP, nossa proposta é tentar entender o lugar da comunicação na gestão do trabalho uberizado, levando em conta o pressuposto de que o trabalho é uma atividade sempre gerida por aquele que o realiza, mas também pode ser administrada por outros, criando distintas racionalidades e contradições no mundo do trabalho.

Os computares como trabalho: pequenos apontamentos sobre cibernética e tecnologia em Álvaro Vieira Pinto
Luiz Ernesto Merkle
Professor do Programa de Pós-Graduação Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Álvaro Vieira Pinto, médico e professor brasileiro, refletiu em diversas obras sobre ideologia e desenvolvimento, sociologia e desenvolvimento, consciência e realidade, ciência e existência, pensamento crítico e demografia, educação de adultos, e, tecnologia, compreende as culturas e as tecnologias como inseparáveis da produção da existência humana, em suas dimensões cognitivas, situadas, históricas, sociais geográficas e políticas. No segundo volume de uma de suas obras publicadas postumamente, O Conceito de Tecnologia, ele tece considerações sobre várias correntes do que então se denominava cibernética, mas já incluindo o desenvolvimento de máquinas e outros automatismos associados ao processamento de informação, e apontando os limites e as contradições de certas abordagens formais, e a necessidade de compreendê-las e estendê-las em base dialética, de modo a dar conta de suas implicações e desdobramentos junto as sociedades onde tiveram ou têm lugar. Atualmente, posso afirmar que a Cibernética que Vieira Pinto trabalhou neste volume, assim como fez com a Ciência em outro, transcende fronteiras disciplinares reforçadas neste ínterim por diversas áreas, em horizontes que abrigariam hoje disciplinas do saber e do fazer não só como a Engenharia, a Computação, a Automação, mas também como a Comunicação, a Economia, a Educação, a Filosofia, os Estudos Culturais e as Ciências Cognitivas, dentre outras. Temas como Informação, Inteligência, Autonomia, Trabalho em Grupo, alguns canônicos na formação e conformação destas disciplinas, são por ele esmiuçados, questionados, criticados, nos permitindo refletir sobre a quem tais disciplinas, e suas divisões de trabalho articuladas, permitem ou permitiram a produção da existência, de modo efetivo, crítico, libertador, e a quem estes colonizam, subalternizam, invisibilizam. O foco de minha fala se concentrará nos computares, compreendendo estes como atividades humanas, como trabalho, que requerem o computar, o considerar, os suputar, muitas vezes mediados pela cultura material, por maquinismos e automatismos, ou outros suportes de compartilhamento e comunicação, quiçá um dia contribuindo para a construção de uma Computação, de um Design, de uma Comunicação, de uma Educação Outras, onde e para quem a alteridade não seja álibi para a exclusão, para a alienação, mas fundamento para a igualdade, para criatividade, para a liberdade.

A comunicação no mundo do trabalho revela as contradições e os conflitos da luta de classes no contemporâneo
Roseli Figaro
Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ECA-USP
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, ECA-USP

Nossa comunicação trata do estudo a comunicação no mundo do trabalho. Observamos o micro do trabalho para entender as relações de comunicação, ou seja, como os sentidos circulam na sociedade e como a comunicação permite realizar o trabalho. Essa compreensão remonta à ontologia do ser social como filosofia que reconhece o ser humano como totalidade objetivada nas relações sociais (Lukács, 2012), ou aos moldes em que Marx e Engels tratam o sujeito em Ideologia Alemã (2007). A observação das relações de comunicação no trabalho revela a densidade desse “mundo do trabalho” que se constitui como “território” físico e simbólico no qual uma miríade de relações, saberes, ações, poderes e disputas se materializam. Nesse micro do trabalho, as relações de comunicação estão materializadas em gestos, movimentos, discursos normativos, denotadores da hierarquia e das metas a serem cumpridas /produzidas, e também por gestos, movimentos e discursos de contraposição em diferentes escalas e níveis de intervenção e consequência para as lógicas do trabalho e das relações de poder. Esse “mundo do trabalho” é o lugar de contraposição de forças, as quais se manifestam por meio da comunicação. O mundo do trabalho é um “espaço/tempo” de disputas, está marcado por contradições: encontram-se ali as marcas das relações de comunicação confrontadas com as disputas mais gerais dos embates globais da luta de classes na contemporaneidade.

14h00 às 18h00_Mesa 2: A liberdade de expressão no trabalho e o trabalho jornalístico na mídia alternativa e independent

O trabalho dos jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia: resultados iniciais da pesquisa do CPCT-ECA/USP
Claudia Nonato
Professora do Mestrado profissional em jornalismo, FIAM-FAAM
Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ECA-USP

A reestruturação das formas de trabalho jornalístico contemporâneo, as inovações na rotina jornalística e também o desemprego, fazem com que jornalistas adotem e incorporem alternativas de trabalho. Diante dessas questões, será apresentada a metodologia adotada e os primeiros resultados quantitativos da pesquisa coletiva iniciada em 2016 (com apoio da FAPESP), pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP), intitulada “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos independentes de corporações de mídia”. O objetivo geral da pesquisa é analisar as relações de comunicação e as condições de produção no trabalho jornalístico em arranjos econômicos “alternativos” às grandes corporações de mídia. Para tanto, a investigação utilizou o “Mapa do Jornalismo Independente”, levantamento criado pela Agência Pública em 2016, além da inserção de novos dados, incorporados por componentes do grupo, formando um “banco de dados”, com 183 iniciativas do Brasil e 73 de São Paulo. É a partir dele que começa a nossa investigação, e cujos primeiros resultados mostram todo tipo de diversidade nas identificações.

A relações de trabalho na mídia alternativa: primeira abordagem empírica para análise da produção de sentido
Ana Flávia Marques
Coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ECA-USP

Segundo a tese de doutorado de Maria Alice Campagnoli Otre (2015), no período de 1972 até 2012 foram elaboradas 87 dissertações e 15 teses, totalizando 102 pesquisas sobre comunicação popular, alternativa e comunitária (CPAC). Dentre essas pesquisas há uma grande lacuna científica sobre as relações de trabalho nos arranjos que pretendem alcançar posicionamento contra-hegemônico em relação às empresas de comunicação. Esses arranjos são fundados em eixos diferenciais da chamada “grande imprensa”, com uma estrutura horizontal em que o objetivo não é acentuar a commoditização da forma jornalística, mas evidenciar pautas que geralmente não são veiculadas pelas grandes corporações de mídia. Dentre esse cenário, a análise das relações de trabalho, tendo como base que é no mundo do trabalho que o indivíduo se realiza como ser social (ANTUNES, 2002) e que é um espaço de mediação da comunicação e produção de sentido (FÍGARO, 2008), tem larga relevância para entender o processo de construção e produção de sentidos para o trabalhador. Por meio de questionário voltado aos trabalhadores dos arranjos alternativos de comunicação, pretendemos buscar respostas para o início de um estudo aprofundado sobre o direito à consciência garantido constitucionalmente e as condições de trabalho na mídia alternativa e independente.

Liberdade de expressão e os usos dramáticos de si
Fernando Pachi
Professor do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)
Pesquisador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, ECA-USP

A liberdade de expressão, entendida como direito fundamental dos cidadãos e valor definidor para a comunicação e o trabalho, adquire sentidos particulares se considerada na relação dos trabalhadores com as organizações nas quais exercem sua atividade profissional. Com base em informações obtidas em 40 entrevistas com trabalhadores em pesquisa realizada no CPCT, é possível afirmar que a grande maioria dos entrevistados se sente livre para contribuir com sugestões para aprimoramento das práticas de trabalho, conforme os ditames da administração contemporânea orientada pelos preceitos de ´valorização dos indivíduos´ e de qualidade. A captura da expressão dos trabalhadores em benefício das organizações é assim vista como determinante para o bom andamento da gestão do trabalho. No entanto, a liberdade de expressão dos indivíduos para além da esfera do que pode ser considerado estritamente profissional encontra obstáculos e nem sempre os trabalhadores se sentem à vontade para expressar críticas e opiniões acerca do trabalho, das organizações ou de aspectos da vida social. Saber lidar com estas restrições é um ´aprendizado´ que integra as dramáticas do uso de si no trabalho. Silenciar as opiniões e as críticas é, portanto, uma ´prescrição informal´ e parte da experiência cotidiana de trabalhadores que normalizam a ausência de aspectos da liberdade de expressão como condição da situação de trabalho.

Jornalismo independente de fato
Joka Madruga
Idealizador e editor do Terra Sem Males

Os trabalhadores jornalistas nem sempre podem publicar o que gostariam nos jornais comerciais que mantém seus vínculos empregatícios. A veiculação da informação está condicionada a interesses, também comerciais, de patrocinadores e de linhas editoriais. “O patrocinador” pode cancelar o contrato. E entendo como “patrocinador” empresas e políticos que pagam para que seus “produtos” ou ideologia(s) tenham visibilidade. O jornalismo independente não está isento da ideologia e da linha editorial, mas não aceita pressão vinculada a interesses comerciais. O compromisso de ser verdadeiro com o público deveria ser a principal motivação de um veículo de comunicação. E é dessa característica básica do jornalismo que os veículos que atuam de forma independente se apropriam. Infelizmente, dentro da chamada “mídia independente” também há excessos. E muitos confundem o bloguismo com jornalismo. A maioria dos blogueiros nas redes sociais não produzem, apenas compartilham conteúdos. Muitas vezes sem a checagem de veracidade. E é necessário produzir. Ir atrás das histórias que estão por aí. Sempre tem. Disso é feito o jornalismo, a reportagem. E não ficar apenas comentando o que os outros criam. É importante ter a opinião e leituras diversas de uma situação. Mas para ser jornalismo é preciso colocar o pé na lama. E para ser independente é necessário ser firme. Um dos problemas do trabalho jornalístico na imprensa alternativa é o financeiro. Produzir uma reportagem de campo requer tempo e recursos. E isso tem custo. Pode parecer uma contradição. De um lado ter os “patrocinadores” pressionando e por outro precisar do dinheiro. Como saber andar neste fio de navalha?

Curitiba sediará o II Fórum Comunicação e Trabalho

O evento ocorrerá no dia 5 de setembro de 2017 (terça-feira), durante a pré-programação do Intercom 2017, na Universidade Positivo (Sala do Prédio da Pós-Graduação), em Curitiba (PR). A coordenação do Fórum está sendo feita pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP), pelas professoras Roseli Figaro (PPGCOM-ECA/USP) e Claudia Nociolini Rebechi (UTFPR – ECA/USP)

Conheça a programação:

09h00 – 12h30_ Mesa 1: O trabalho na comunicação e a comunicação como trabalho

Angela Maria Rubel Fanini (PPGTE – UTFPR)

Claudia Nociolini Rebechi (UTFPR e CPCT- ECA/USP)

Luiz Ernesto Merkle (PPGTE – UTFPR)

Roseli Figaro (PPGCOM – USP e CPCT-ECA/USP)

Mediador: Rafael Grohmann (FIAM-FAAm e CPCT-ECA/USP)

14h00 – 18h00_ Mesa 2: A liberdade de expressão no trabalho e o trabalho jornalístico na mídia alternativa e independente

Fernando Pachi (UNIP e CPCT-ECA/USP)

Joka Madruga (Terra Sem Males)

Ana Flavia Marques (Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e CPCT – ECA/USP)

Claudia Nonato – (FIAM-FAAm e CPCT-ECA/USP)

Mediador: João Augusto Moliani (UTFPR e CPCT-ECA/USP)

CPCT é indicado a duas categorias do Prêmio Luiz Beltrão 2017

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O Prêmio Luiz Beltrão já homologou as candidaturas desta edição e, entre as 30 indicações, estão duas do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, para a categoria Grupo Inovador e Maturidade Acadêmica, com a indicação da coordenadora, Roseli Figaro.  O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação foi criado como forma de reconhecimento a pesquisadores e grupos de pesquisa que se destaquem no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre anualmente, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O prêmio é outorgado em quatro categorias e dividido em dois grupos: Personalidades e Instituições.

 

São concorrentes os seguintes nomes:

Personalidades

Liderança emergente:

Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

Igor Pinto Sacramento (UFRJ)

Rafael Fortes Soares (Unirio)

Valci Regina Zucoloto( UFSC)

Maturidade acadêmica:

Doris Fagundes Haussen (PUCRS)

Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFSC)

Maria Bernadete Cunha de Lyra (Anhembi-Morumbi)

Roseli Fígaro Paulino (ECA/USP)

Silvia Helena Borelli (PUCSP)

Vera R. Veiga França( UFMG)

Wilson da Costa Bueno (UMESP)

Instituições

Grupo inovador:

1.AudioLab (UERJ)

2.Centro de Pesq. Com. e Trabalho (CPCT -ECA/USP)

3.GRIS Lab (UFMG)

4.GP Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira

5.Mestrado Profissional em Jornalismo FIAM-FAAM

Instituição paradigmática:

1.ALAIC -Associação Latinoamericana de Investigadores de Comunicación

2.Instituto Vladimir Herzog

3.UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

4.UEPG -Universidade Estadual de Ponta Grossa

5.UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

A escolha dos ganhadores será feita por um colegiado composto pelos ex-presidentes da Intercom e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”, com anúncio previsto para o início de junho.

A entrega dos diplomas ocorrerá em setembro, durante o Congresso Nacional da Intercom que acontecerá em Curitiba (PR).