Pierre Trinquet é Notícia na ECA

O professor francês Pierre Trinquet,  pesquisador do Instituto de Ergologia da Universidade Aix-Marseille esteve na ECA-USP no dia 22 de junho, apresentando a palestra  Entender o trabalho humano para pensar a saúde e a comunicação. Antes do evento, o pessoal do LAC – Laboratório Agência de Comunicação – e da ECA TV gravou um depoimento do professor sobre a Ergologia:

Palestra “Entender o trabalho humano para pensar a saúde e a comunicação”

Cartaz CPCTPierre2015

Debate Comunicação e Trabalho: a relevância do mundo do trabalho no atual quadro de transformações sociais

Divulgação CPCT

No próximo dia 17 de junho, o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé SP realizará amplo debate sobre comunicação e o mundo do trabalho. Como convidados, os pesquisadores, Roseli Fígaro, professora da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP); César Bolaño, professor de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS); e Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

A proposta, que nasce da parceria do Barão de Itararé com os grupos de pesquisa Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM – UFS) e o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), tem como objetivo refletir sobre o mundo do trabalho e sua relação com a comunicação, especialmente, com os impactos das chamadas novas tecnologias.

A atividade ocorrerá no auditório do Barão de Itararé, localizado na Rua Rego Freitas, 454, 8a andar – República/SP. A entrada é franca e livre de inscrição.

Mais informações: (11) 3159-1585 ou (11) 984429245

Pierre Trinquet Discute Situações de Trabalho na ECA/USP

Pierre Trinquet
O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho promoverá, no dia 22 de junho (segunda-feira), uma palestra com o Prof. Pierre TrinquetDoutor em  Ergologia – estudo da atividades e situações de trabalho – e pesquisador do Instituto de Ergologia da Universidade Aix-Marseille, França.  Durante a palestra, intitulada “Entender o trabalho humano para pensar a saúde e a comunicação”, Trinquet falará sobre as pesquisas e as metodologias de análise de situações de trabalho. Será a partir das 15 horas, na sala de defesas do  Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. As inscrições são gratuitas (30 vagas), por meio do site  comunicaçãoetrabalho@gmail.com

Pesquisadora do CPCT Recebe Prêmio de Melhor Tese de 2014

Claudia REbechi entre flores no Jardim de Tilheries

A pesquisadora  do CPCT, Claudia Nociolini Rebechi, recebeu da Associação Brasileira de Pesquisadores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp) o prêmio de Melhor Tese de 2014, com a pesquisa Prescrições de comunicação e racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas em diálogo com o discurso do IDORT (anos 1930-1960), orientada pela coordenadora do CPCT, Roseli Figaro. A tese de Claudia  foi escolhida entre 19 trabalhos  que concorreram à edição do prêmio de 2015, recebidos de diferentes programas de pós-graduação de Comunicação do país. Todos os vencedores foram anunciados durante o IX Congresso da Abrabcorp, realizado de 12 a 15 de maio, em Campinas (SP). Parabéns!!!

Linguagem e Trabalho – Palestra com a Profa. Maria Cecília Souza-e-Silva (PUC-SP)

Cartaz CPCTCecilia2015Organização: Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT)

Data: 18 de maio de 2015 (segunda-feira), às 16 horas.

Inscrições: Gratuitas (30 vagas), por meio do site comunicaçãoetrabalho@gmail.com

Local: Departamento de Comunicações e Artes, Prédio Central (CCA – ECA USP)

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária, SP.

CPCT forma mais uma doutora

banca_nonato

Da esquerda para a direita: Sergio Amadeu, Dennis de Oliveira, Roseli Figaro, Claudia Nonato, Cristina Costa e Sylvia Moretzsohn.

Cláudia Nonato, professora universitária e pesquisadora do nosso Centro de Pesquisa, defendeu recentemente sua tese de doutorado “Jornalistas, blogueiros, migrantes da comunicação: em busca de novos arranjos econômicos para o trabalho jornalístico com maior autonomia e liberdade de expressão”, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Sob a orientação da Profa. Dra. Roseli Figaro, coordenadora do CPCT, Cláudia produziu uma pesquisa a partir de duas hipóteses: a) os profissionais do jornalismo com vasta experiência na profissão estão migrando para novas mídias, principalmente para blogs independentes. b) jornalistas experientes migram para os blogs em busca de maior autonomia, liberdade de expressão e realização profissional. A banca de defesa da tese ocorreu no dia 14 de abril e contou com a participação dos seguintes estudiosos da área da Comunicação: Sergio Amadeu (UFABC), Sylvia Moretzsohn (UFF), Cristina Costa (ECA-USP) e Dennis de Oliveira (ECA-USP). Nossos parabéns à Dra. Cláudia!