A comunicação do “terceiro setor” como expressão do neoliberalismo: as práticas discursivas e os sentidos do trabalho em ONGs de comunicação

Procuramos, neste estudo, investigar como se expressam os sentidos e as relações de comunicação e trabalho em organizações sem fins lucrativos que elencaram a comunicação como principal ferramenta de atuação em defesa de uma causa social. Para isso, selecionamos três organizações...

A comunicação no embate entre empresa e comunidades: análise crítica dos discursos de trabalhadores e população sobre as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental das organizações

A pesquisa objetivou conhecer o papel da comunicação no embate entre empresa/comunidades, observando se as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental empreendidas por empresas, junto a trabalhadores e comunidades, geram transformação ou manutenção do status quo e como os...

Comunicação e mundo do trabalho do jornalista: o perfil dos jornalistas de São Paulo a partir da reconfiguração dos processos produtivos da informação

As transformações tecnológicas, culturais e de relações interpessoais ocorridas no século XX mudaram as empresas de comunicação, a relação da sociedade com a informação e os métodos e processos de trabalho dos profissionais de comunicação. Partindo da hipótese de que um novo perfil...

As relações de comunicação no processo de produção na Gráfica Abril: inovações, criatividade e reconhecimento do uso de si na atividade de comunicação e de trabalho

O avanço das novas tecnologias, a informatização e a globalização vem alterando continuamente o perfil do trabalhador, as políticas de trabalho, os processos de produção e consequentemente as relações entre os indivíduos na sociedade. O ambiente de trabalho é campo privilegiado de...

Buscar