As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia

Trata-se de pesquisa realizada em São Paulo, pelo CPCT, entre 2016 e 2018, cujo objetivo foi compreender as novas formas de organização do trabalho de jornalistas em arranjos alternativos/independentes aos grandes conglomerados de mídia. Adotou-se o conceito de pesquisa exploratória e a...

Da lean manufacturing à smart factory: a comunicação nos processos de organização do trabalho no capitalismo contemporâneo

Este artigo tem por propósito refletir sobre a comunicação na gestão do trabalho flexível por meio de uma discussão que dialoga com os estudos críticos sobre as novas formas de exploração do trabalho no capitalismo atual. Mais especificamente, procuramos tratar sobre formas de...

Apontamentos sobre geopolítica da mídia

Na mundialização do capital os oligopólios de comunicação assumem papel relevante como agentes discursivos e econômicos, utilizando de suas redes de comunicação e recursos de transmissão de dados. Por meio dos bens culturais que produzem transitam nos territórios participando da...

Buscar