Publicações

As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia

Trata-se de pesquisa realizada em São Paulo, pelo CPCT, entre 2016 e 2018, cujo objetivo foi compreender as novas formas de organização do trabalho de jornalistas em arranjos alternativos/independentes aos grandes conglomerados de mídia. Adotou-se o conceito de pesquisa exploratória e a...

O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP

Apresentamos os resultados da pesquisa relacionada à imbricação da comunicação com o mundo do trabalho dos carregadores autônomos da CEAGESP. Tendo como objeto de estudo esses trabalhadores e como cenário o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, na zona oeste de São...

O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia

O artigo é um recorte da pesquisa “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP), realizada entre 2016 e 2018 com...

A comunicação como trabalho no capitalismo de plataforma: o caso das mudanças no jornalismo

O objetivo deste artigo é analisar as mudanças no mundo do trabalho do jornalista no cenário do crescimento do trabalho digital e capitalismo de plataforma. Ainda sob os efeitos da crise de 2007, o processo de reestruturação do sistema de produção capitalista tem provocado mudanças na base...

Da lean manufacturing à smart factory: a comunicação nos processos de organização do trabalho no capitalismo contemporâneo

Este artigo tem por propósito refletir sobre a comunicação na gestão do trabalho flexível por meio de uma discussão que dialoga com os estudos críticos sobre as novas formas de exploração do trabalho no capitalismo atual. Mais especificamente, procuramos tratar sobre formas de...

A comunicação do “terceiro setor” como expressão do neoliberalismo: as práticas discursivas e os sentidos do trabalho em ONGs de comunicação

Procuramos, neste estudo, investigar como se expressam os sentidos e as relações de comunicação e trabalho em organizações sem fins lucrativos que elencaram a comunicação como principal ferramenta de atuação em defesa de uma causa social. Para isso, selecionamos três organizações...

Conglomerados midiáticos regionais: os meios de comunicação como meios de produção na territorialização do capital

Esta tese se interessa por compreender como os conglomerados midiáticos regionais participam da territorialização do capital, no interior do Brasil, e como tais organizações racionalizam o trabalho no processo produtivo. Para tanto, foi realizado o estudo de dois conglomerados regionais, sendo...

Buscar