Publicações

Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas

Este livro é fruto de uma iniciativa coletiva organizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, o CPCT-ECA-USP. A obra sintetiza um processo de interlocução iniciado ainda em 2017 com pesquisadores de diferentes...

Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia

Esta segunda fase da pesquisa, cujo título original do Projeto é As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia: produção jornalística, contou com apoio do CNPq, processo número...

Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19: …1 ano e 500 mil mortes

Estamos no segundo ano da pandemia de Covid-19 e no Brasil são mais de meio milhão de mortos. O dramático quadro brasileiro motiva a realização desta segunda rodada da pesquisa: Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? Nosso objetivo é acompanhar com...

As Estratégias de Comunicação das Plataformas de Trabalho: Circulação de Sentidos nas Mídias Sociais das Empresas no Brasil

Este artigo tem o objetivo de analisar como as plataformas de entrega e transporte no Brasil construíram seu ethos nas mídias sociais, no contexto da primeira greve dos trabalhadores dessas empresas, dentro do cenário da pandemia de coronavírus. Argumentamos, a partir da noção de circulação...

O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente

Esta tese foi desenvolvida com a finalidade de compreender a atividade de trabalho dos jornalistas que atuam fora das redações, especialmente em agências de comunicação. Para realizar este objetivo buscamos triangular métodos realizando tanto observações de campo, com...

A redação virtual e as rotinas produtivas dos arranjos econômicos de comunicação alternativos às corporações de mídia

O objetivo da dissertação da pesquisadora Ana Flávia Marques é analisar as relações de comunicação e trabalho dos jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia e compreender como é produzida a matéria jornalística desde a seleção da pauta até a sua...

Buscar