Publicações
O primeiro relatório do Fairwork Brasil analisa como as principais plataformas no país se relacionam com os princípios de trabalho decente. As plataformas podem optar por reduzir as desigualdades e o desemprego. No entanto, a pontuação anual do Fairwork Brasil fornece evidências de que os...
Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas
Este livro é fruto de uma iniciativa coletiva organizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes, na Universidade de São Paulo, o CPCT-ECA-USP. A obra sintetiza um processo de interlocução iniciado ainda em 2017 com pesquisadores de diferentes...
Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia
Esta segunda fase da pesquisa, cujo título original do Projeto é As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia: produção jornalística, contou com apoio do CNPq, processo número...
Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19: …1 ano e 500 mil mortes
Estamos no segundo ano da pandemia de Covid-19 e no Brasil são mais de meio milhão de mortos. O dramático quadro brasileiro motiva a realização desta segunda rodada da pesquisa: Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19? Nosso objetivo é acompanhar com...
As Estratégias de Comunicação das Plataformas de Trabalho: Circulação de Sentidos nas Mídias Sociais das Empresas no Brasil
Este artigo tem o objetivo de analisar como as plataformas de entrega e transporte no Brasil construíram seu ethos nas mídias sociais, no contexto da primeira greve dos trabalhadores dessas empresas, dentro do cenário da pandemia de coronavírus. Argumentamos, a partir da noção de circulação...
O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente
Esta tese foi desenvolvida com a finalidade de compreender a atividade de trabalho dos jornalistas que atuam fora das redações, especialmente em agências de comunicação. Para realizar este objetivo buscamos triangular métodos realizando tanto observações de campo, com...
Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data
Discutimos as relações de comunicação, circulação e produção de sentidos no cenário de manipulação, controle e poder da informação. Procuramos responder à questão: como os estudos de recepção tratam os desafios colocados pelo Big Data na extração, mineração e análise de dados...
Comunicação e trabalho: implicações teórico-metodológicas
Neste artigo, discute-se a abordagem teórico-metodológica de comunicação e trabalho. Argumenta-se que a comunicação é uma atividade humana, tal qual a atividade de trabalho na invenção do indivíduo e da subjetividade. Além disso, afirma-se que as relações de comunicação compõem o...
Pensar a contrapelo: Mattelart e a pesquisa em comunicação
Este artigo, que integra o livro Investigación crítica de la comunicación en América Latina: diálogos con la vertiente Mattelart, editado pela dezembro de 2019 pela CIESPAL, retoma o percurso do sociólogo, que é juntado às pesquisas desenvolvidas pelo CPCT, para trazer uma reflexão...