Marcha Virtual pela Ciência terá programa especial produzido pelo CPCT

Como forma de apoio à Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no dia 7/5 (5ª feira), o Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP) promove, das 16h30 às 18h30, o programa “O trabalho na cobertura da pandemia e os impactos na saúde dos profissionais de comunicação”, que pode ser acessado aqui.

A iniciativa faz parte das atividades que serão transmitidas na data pelas redes sociais da SBPC. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e as suas implicações sociais, econômicas e para a saúde da população.

Em relação à área da comunicação, a apresentação do CPCT integra ação coordenada pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Ela se junta a outros dois programas realizados, respectivamente, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber): “Fake news e saúde no contexto da Covid-19”, das 8h30 às 10h30; e “A apropriação do mito do herói pela cultura de massas e seu uso político-ideológico no Brasil”, das 14h às 15h.

“Pretendemos mostrar como a pandemia afeta a atividade dos profissionais de comunicação, com reflexos como o aumento da jornada de trabalho e a elevação do grau de tensão que tal sobrecarga gera no cotidiano desses trabalhadores, especialmente os jornalistas que estão na rua levando informações às pessoas, a partir do medo de se contagiar e de transmitir o vírus para seus entes queridos, sem falar no temor de terem suas remunerações diminuídas ou serem demitidos devido ao acirramento da crise socioeconômica do país”, afirma a coordenadora do CPCT, Roseli Figaro.

Para tanto, o grupo irá mostrar e debater os resultados preliminares da pesquisa “Como trabalham os comunicadores em tempos de pandemia da Covid-19?”. A investigação, de alcance nacional e respondida de forma remota, foi realizada entre os dias 5 e 30/4, a partir de questionário encaminhado para diversos profissionais e instituições da área.

O estudo teve como objetivo identificar as condições em que atuam os profissionais da comunicação durante a pandemia, os cuidados que têm sido adotados para o exercício da atividade, os meios de trabalho utilizados, o modo como ocorre a atividade exercida via home office, a quantidade de horas dedicadas ao serviço, as principais aflições e os desafios para realizar o trabalho em meio à Covid-19.

A apresentação dos dados será feita pelos pesquisadores Ana Flávia Marques, Janaina Visibeli Barros, João Augusto Moliani, Naiana Rodrigues, além de Roseli Figaro. A pesquisa foi passada para diversas instituições que, por sua vez, ajudaram na divulgação interna do material, como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Conselho Regional de Relações Públicas 2ª Região (Conrerp SP/PR), Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), portal Imprensa, newsletter semanal Jornalistas&Cia., Jornal da USP e prefeituras de São Paulo e de Guarulhos.

SERVIÇO
Programa “O trabalho na cobertura da pandemia e os impactos na saúde dos profissionais de comunicação”
Apresentação preliminar da pesquisa “Como trabalham os comunicadores em tempos de pandemia da Covid-19?”, parte integrante das atividades da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil
Dia 7/5 (5ª feira), das 17h às 19h
Promoção: CPCT/ECA-USP
Apoio: SBPC, Compós, Fiocruz, ABCiber
Informações pelo e-mail comunicacaoetrabalho@gmail.com
Para assistir à apresentação, clique aqui

Search