O CPCT
O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), coordenado pela professora Roseli Fígaro, foi criado em 2003 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e é resultado de pesquisas desenvolvidas desde 1997.
Credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com a participação de professores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. A partir do binômio comunicação–trabalho, busca compreender como a comunicação organiza, constrói e transforma redes de sentido em um mundo do trabalho em permanente mudança.
As novas tecnologias da comunicação são peças-chave e ocupam lugar de destaque na lógica da estrutura socioeconômica. O fechamento de postos de trabalho, o surgimento de novas profissões e a reorganização da produção transformam a vida das pessoas, suas formas de perceber o mundo e de se relacionar com o outro. Esses problemas estão relacionados à esfera dos valores, que transitam da simulação do diálogo à efetiva busca da cidadania.
As pesquisas em comunicação que trazem essas preocupações têm mostrado que o mundo do trabalho é um mediador fundamental na relação entre os sujeitos receptores e os meios de comunicação. As investigações demonstram também como a relação emissor-receptor constrói sentidos balizados pelos discursos que circulam no mundo do trabalho bem como pelas mudanças que ali se operam.
Nossas pesquisas fornecem dados que permitem retomar a discussão sobre os paradigmas que orientam o campo da comunicação. Elas têm propiciado reflexões teóricas em disciplinas e orientações de alunos na pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Também resultam em artigos, participações em congressos, seminários e palestras, além do contato com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras para cooperação e atualização científica.
Nossos objetivos
- Trazer para a área da comunicação a reflexão sobre a relevância do mundo do trabalho para pensar a comunicação, discutindo o binômio comunicação–trabalho como fundamento para as teorias de comunicação.
- Propor e discutir os estudos de recepção como opção teórico-metodológica, bem como realizar pesquisas de recepção para entender os processos de comunicação no mundo do trabalho.
- Realizar pesquisas para compreender como as mudanças no mundo do trabalho se relacionam com a comunicação e a produção de sentidos.
- Realizar pesquisas que tenham como objeto de estudo as mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação, e compreender como essas mudanças incidem nos produtos culturais e no perfil dos profissionais.
- Promover fóruns de discussão tendo em vista o aperfeiçoamento das pesquisas e de seus resultados, bem como estabelecer laços de intercâmbio solidário e produtivo com outros grupos de pesquisa e pesquisadores.
- Divulgar os resultados das pesquisas já realizadas.
Pesquisadores
Coordenadora
Profa. Dra. Roseli Figaro (ECA-USP)
Vice-coordenadora
Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega (in memoriam)
Profa. Dra. Cláudia Nonato (CELACC-USP)
Pesquisadores
Doutores
Profa. Dra. Claudia Nociolini Rebechi (UTFPR)
Prof. Dr. Fernando Pachi Filho (FTT/ UNIP)
Profa. Dra. Janaina Visibeli Barros (UEMG)
Prof. Dr. João Augusto Moliani (UTFPR)
Prof. Dr. Rafael Grohmann (Unisinos)
Doutorandos
Ma. Ana Flávia Marques da Silva
Profa. Ma. Camila Acosta Camargo
Profa. Ma. Daniela Ferreira de Oliveira
Prof. Me. Jamir Osvaldo Kinoshita
Profa. Ma. Naiana Rodrigues da Silva (UFC)
Mestrandos
Bolsistas de iniciação científica
Egressos
Amanda Cordeiro da Silva
Bruno Bernardo Francioni Finco
Ma. Edilma Rodrigues dos Santos
Janaina Oliveira
Prof. Dr. Júlio Arantes Azevedo (UFAL)
Juscilene Alves de Oliveira
Leonardo David Dias Cruz
Me. Marcello de Mello Pinta Magalhães
Matheus Henrique Hmeliowsky
Profa. Dra. Michelle Roxo de Oliveira
Prof. Dr. Rafael Bellan (UFES)
Sabrina Fernandes da Silva
Vanessa Marcondes Fonseca
Prof. Dr. Wiliam Machado de Andrade (UFSC)
Wilton Silva