O CPCT

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), coordenado pela professora Roseli Fígaro, foi criado em 2003 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e é resultado de pesquisas desenvolvidas desde 1997.

Credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com a participação de professores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica. A partir do binômio comunicação–trabalho, busca compreender como a comunicação organiza, constrói e transforma redes de sentido em um mundo do trabalho em permanente mudança.

As novas tecnologias da comunicação são peças-chave e ocupam lugar de destaque na lógica da estrutura socioeconômica. O fechamento de postos de trabalho, o surgimento de novas profissões e a reorganização da produção transformam a vida das pessoas, suas formas de perceber o mundo e de se relacionar com o outro. Esses problemas estão relacionados à esfera dos valores, que transitam da simulação do diálogo à efetiva busca da cidadania.

As pesquisas em comunicação que trazem essas preocupações têm mostrado que o mundo do trabalho é um mediador fundamental na relação entre os sujeitos receptores e os meios de comunicação. As investigações demonstram também como a relação emissor-receptor constrói sentidos balizados pelos discursos que circulam no mundo do trabalho bem como pelas mudanças que ali se operam.

Nossas pesquisas fornecem dados que permitem retomar a discussão sobre os paradigmas que orientam o campo da comunicação. Elas têm propiciado reflexões teóricas em disciplinas e orientações de alunos na pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Também resultam em artigos, participações em congressos, seminários e palestras, além do contato com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras para cooperação e atualização científica.

Nossos objetivos

• Trazer para a área da comunicação a reflexão sobre a relevância do mundo do trabalho para pensar a comunicação, discutindo o binômio comunicação–trabalho como fundamento para as teorias de comunicação.
  • Propor e discutir os estudos de recepção como opção teórico-metodológica, bem como realizar pesquisas de recepção para entender os processos de comunicação no mundo do trabalho.
  • Realizar pesquisas para compreender como as mudanças no mundo do trabalho se relacionam com a comunicação e a produção de sentidos.
  • Realizar pesquisas que tenham como objeto de estudo as mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação, e compreender como essas mudanças incidem nos produtos culturais e no perfil dos profissionais.
  • Promover fóruns de discussão tendo em vista o aperfeiçoamento das pesquisas e de seus resultados, bem como estabelecer laços de intercâmbio solidário e produtivo com outros grupos de pesquisa e pesquisadores.
  • Divulgar os resultados das pesquisas já realizadas.

Pesquisadores

Coordenadora

Profa. Dra. Roseli Figaro (ECA-USP)

Vice-coordenadora

Profa. Dra. Maria Aparecida Baccega (in memoriam)

Pesquisadores

Doutores

Profa. Dra. Claudia Nociolini Rebechi (UTFPR)

Profa. Dra. Cláudia Nonato

Prof. Dr. Fernando Pachi Filho (FTT/ UNIP)

Profa. Dra. Janaina Visibeli Barros (UEMG)

Prof. Dr. Rafael Grohmann (Unisinos)

Prof. Dr. Thales Vilela Lelo

Doutorandos

Ma. Ana Flávia Marques da Silva

Profa. Ma. Camila Acosta Camargo (FIAM-FAAM)

Prof. Me. Jamir Osvaldo Kinoshita

Prof. Me. João Augusto Moliani (UTFPR)

Ma. Mariana Ferreira Reis

Profa. Ma. Naiana Rodrigues da Silva (UFC)

Bolsistas de iniciação científica

Bruno Bernardo Francioni Finco

Leonardo David Dias Cruz

Egressos

Me. Alexandre Suenaga

Amanda Cordeiro da Silva

Ma. Edilma Rodrigues dos Santos

Janaina Oliveira

Me. José de Souza Muniz Jr.

Prof. Dr. Júlio Arantes Azevedo (UFAL)

Juscilene Alves de Oliveira

Ma. Luciana Félix Macedo

Me. Marcello de Mello Pinta Magalhães