Curso

O curso de pós-graduação Cultura Material & Consumo, nível especialização, tem como objetivo proporcionar aos interessados a ampliação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento das pesquisas sobre a vida cotidiana no século XXI, na interseção dos discursos da Semiótica, da Comunicação, do Consumo, da Psicanálise e da Antropologia. Tal confluência de saberes aponta ao estudo dos desafios, contradições e possibilidades da condição humana na contemporaneidade, assim como a relação entre sociedade, cultura e civilização, neste momento histórico em que as formas de vida que o capitalismo permite e exige demandam análises ideológicas e elucidações epistemológicas consistentes e interdisciplinares.


Justificativa e relevância do curso



O consumo no século XXI é determinante da existência humana, em escala planetária. Necessários ou supérfluos, os produtos e serviços disponíveis no mercado prescrevem as condutas, as vontades e as rotinas das pessoas, incrementando seu valor de uso pela sedução do ideário publicitário, midiatizando marcas e usos. Muitos dos objetos do dia-a-dia, por sua vez, viram representações daquilo que somos, pelas marcas de classe impregnadas ou aspiradas, etnia ou grupo, por expressar nossos valores, além do gosto pessoal. A utilidade das coisas e das funções que elas podem desempenhar na organização das relações sociais determina também a posição subjetiva de cada cidadão, no seu contexto.

 

Enfrentamos um contexto movente, alicerçado na liquidez e nas incertezas próprias da nossa época, crise moral sem precedentes e ao mesmo tempo, muito mais conhecimento e consciência de direitos e deveres. Tecnologia transversal na vida, impactando em mudanças de comportamento e reconstrução de hábitos e crenças arraigados por décadas. Multiplicação midiática que deixa qualquer planejamento caótico e absolutamente imprevisível. É fácil imaginar que os impactos no contexto do Consumo são brutais. Como fundamentar nossas pesquisas e campanhas publicitárias a partir do famigerado “target”? Muito pouco nos adianta saber idade, sexo, renda etc., para posicionarmos um produto ou comunicação. A complexidade é tamanha. Os parâmetros mercadológicos tradicionais, não nos servem mais. Só uma abordagem hibrida, interdisciplinar e humanista, será capaz de trazer mais segurança às nossas pesquisas e práticas.

 

Nesse contexto é que apresentamos o curso de Especialização “Cultura Material & Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas”. O objetivo do curso é proporcionar aos interessados a ampliação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento das pesquisas sobre a Cultura Material e o Consumo, na interseção dos discursos da Semiótica, da Psicanálise e da Antropologia. Tal confluência de saberes aponta ao estudo dos desafios, das soluções e das contradições da vida cotidiana na contemporaneidade. A sociedade, a civilização e a cultura, neste momento histórico, condicionam as formas de acesso aos bens que o capitalismo permite e exige, possibilitando análises ideológicas e elucidações epistemológicas, fundamentais para nossas práticas.

 

As perspectivas semiopsicanalíticas permitem interpretar os fenômenos de produção, circulação e usufruto das mercadorias e serviços por meio de suas marcas, a partir da análise das significações simbólicas, dos sentidos imaginários, além da concretude do real, como motivações últimas das escolhas, individuais e coletivas. Os consumidores, alvo de ofertas explícitas e demandas insinuadas, almejam satisfazer seus anseios de acordo com o princípio do prazer, ainda que na busca de legitimidade moral pareça tudo muito racional. Todavia, a causa do desejo, aquilo que fascina e que faz sina, torna eternamente responsáveis aos sujeitos pelas suas ações, decisões e fruições. Destarte, consumir é sinônimo de gozar, como direito adquirido do devir inconsciente, pleno de consequências.



Horário das Aulas: Segunda e quarta-feira das 19:30h às 22:45h.

Carga Horária: 460 horas

Duração: 18 meses de aula + 2 meses para apresentação da monografia

Local: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 3 - sala 28,

Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, ECA/USP

Cidade Universitária - Butantã


Investimento:

20 parcelas de R$990,00.


Inscrição:

Inscrições para turma de 2023 até 10/03