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Pesquisas Concluídas

AS TRÊS IRMÃS E A SUBJETIVIDADE NO TRABALHO DO ATOR: CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DO CLOWN Marianne Tezza Consentino A pesquisa é um aprofundamento do meu Trabalho de Conclusão de Curso “A formação do clown: o teatro como prática de liberdade” (UDESC, 2004), no qual estabeleci um panorama geral a respeito do clown e busquei refletir teoricamente sobre alguns princípios técnicos. A linha de pesquisa que segui foi a do clown pessoal e o recorte se deu nos elementos que o ator-iniciante deve conhecer para se tornar um clown de teatro. Seguindo a mesma linha de pesquisa, o estudo de mestrado procura compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as consequências éticas e estéticas propiciadas por este encontro. A pesquisa empírica resultou na montagem do espetáculo As três irmãs, de Anton Tchékhov, cuja encenação, realizada em parceria com a Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis, manteve algumas características da técnica clownesca.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2008) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

O YÔGA E O TAI CHI CHUAN: DO TREINO PESSOAL À COMPOSIÇÃO DA PARTITURA CÊNICA DO ATOR Candida Fortunata Palladino Este trabalho tem como objetivo descrever a metodologia do Yôga e do Tai Chi Chuan na composição da partitura cênica do ator, ao relatar a aplicação das duas técnicas orientais nos exercícios de improvisação. Desta forma, foi possível provar a qualidade cênica ao experimentar o método numa livre adaptação do texto “Hamlet”, de Shakespeare. O método, resultado das improvisações com os ásanas do Yôga e os movimentos básicos do Tai Chi Chuan, levou à criação do espetáculo “Agora já era… Hamlet!”

PESQUISA DE DOUTORADO CONCLUÍDA (2009) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

APROPRIAÇÃO DE TEXTO: UM JOGO DE IMAGENS Rejane Kasting Arruda Esta pesquisa surge de um desejo de sistematizar a prática com a Memorização Através da Escrita em função do processo de criação do ator com o texto dramático. Utilizo a noção de ¨jogo¨ spoliana e proponho o foco como instância organizadora do traballho. Investiguei duas modalidades de jogo distintas que contam com a Memorização Através da Escrita como procedimento introdutório. A primeira implica a transformação de partituras físicas em ações físicas. A segunda implica uma sucessão de revesamentos do ¨foco¨ onde estas ações são resgatadas no ¨lugar do espontâneo¨. Uma seqüência de ¨palavras inventadas¨ divide o foco com a enunciação do textodado e com ¨regras¨ que organizam o corpo no espaço. Monta-se, assim, um esquema dinâmico de revesamentos do foco que mantém ativos os impulsos para a fala e para a inscrição das ações.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (SETEMBRO/2009) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

CARTOGRAFIA DE UM CORPO EM CENA: EXTRAÇÃO E CODIFICAÇÃO DE MATRIZES CORPORAIS ATRAVÉS DO MÉTODO BMC Débora Zamarioli Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização. Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen. Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2009) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

O AIKIDO E O CORPO DO ATOR CONTEMPORÂNEO Renata Mazzei A presente pesquisa tem como objeto de estudo as técnicas, princípios e filosofia da Arte Marcial Japonesa chamada Aikido, em diálogo com princípios e métodos desenvolvidos por Meyerhold, Rudolf Laban, Eugênio Barba e Grotowski, objetivando criar procedimentos que auxiliem a preparação corporal do ator e sua criação artística. Busca-se, portanto, o corpo cênico, seus movimentos e sua continua (re) organização. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e de freqüência em treinos de Aikido, de onde foram extraídos elementos importantes para o estabelecimento dos alicerces que permitiram a conexão entre esta arte marcial e o trabalho do ator. A parte prática constou de exercícios que tiveram como objetivo a busca de formas de transposição do corpo-cotidiano para o corpo em Estado Cênico. Nesses treinamentos foram desenvolvidos conceitos e práticas visando o auto-conhecimento corporal, a preparação para a cena e a criação de ações físicas extracotidianas ancoradas na prática do Aikido. Como principal resultado prático preparou-se a montagem teatral “Separação de Corpos”, monólogo composto de ações físicas criadas a partir das técnicas pesquisadas durante o treinamento e que tem como personagem uma mulher que, abandonada pela pessoa amada, busca compreender sua situação e superar a perda, recomeçando a vida de outra forma. A presença de uma ferramenta como o Aikido configurou-se como de grande utilidade para o trabalho do ator em cena, pois auxilia na disponibilização do corpo em cena, favorecendo, também, a concentração do ator no ato de representar.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2009) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

O ATOR NO OLHO DO FURACÃO – UM OLHAR PARA O TRABALHO CRIATIVO DO ATOR Eduardo de Paula O principal objetivo desta pesquisa foi a verificação de caminhos para o desenvolvimento dos trabalhos e preparação e de criação do ator. Os estudos sobre a “Metáfora” (Lakoff & Johnson) foi chave para relacionar alguns aspectos observados no ar manifesto com os trabalhos de preparação e criação, estimulando impulsos criadores e delineando campos de ideias para o desenvolvimento de treinamentos psicofísicos e improvisacionais. Como síntese de todo o processo de pesquisa, as distintas camadas “sistêmicas” (Vieira, 2006) do fazer teatral aglutinaram-se em um resultado cênico no qual os procedimentos investigados serviram de base para a criação.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2011) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA

O LUME NO CONTEXTO DO TEATRO DE PESQUISA DO SÉCULO XX Umberto Cerasoli Jr Esta pesquisa tem por objetivo contextualizar a experiencia do grupo LUME (Nucleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) dentro da tradicao do Teatro de Pesquisa do seculo XX. Na primeira parte do trabalho, identificamos o movimento historico que possibilitou a consolidacao de um teatro com base no ator no seculo XX e mapeamos os principais pontos das propostas de formacao do ator de Constantin Stanislavski, Etienne Decroux, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Na segunda parte, apresentamos a proposta e os objetivos do grupo LUME, descrevemos suas linhas de pesquisa e evidenciamos como suas principais influencias foram apropriadas e reprocessadas dentro de uma forma propria de trabalhar o ator e pensar o teatro.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2011) ORIENTADOR: PROF. DR. CLOVIS GARCIA BOLSA DE FOMENTO: FAPESP

AMARRAS – PESQUISA DO GESTO NA ATUAÇÃO COMO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL A PARTIR DE OBRA LITERÁRIA João Bourbonnais A presente pesquisa pretende elaborar um procedimento de montagem teatral, em um processo de criação artística, através do uso do gesto, para a construção da ação cênica, aplicando à tragédia grega Electra, de Sófocles, o gestual dos personagens brasileiros como descritos no romance Fogo Morto de José Lins do Rego. Utilizando exercícios de improvisação com a ação física e o gesto, buscando uma estética brasileira para os temas universais e fundamentais contidos na tragédia grega, para desenvolver um procedimento aplicável a outras encenações, que queiram mesclar a dramaturgia da peça a ser encenada com informações oriundas de uma obra literária não dramatúrgica. Resultando na criação de uma cena do espetáculo denominado Amarras, que adapte os conteúdos da obra teatral original através de uma linguagem essencialmente corporal, colhida de outra obra artística e agregue, nesta adaptação, também o universo de referências desta segunda obra.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2012) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA Clique aqui para descarregar o PDF da dissertação “UM OLHAR POR MEIO DE” – MÁSCARAS, UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA Renata Ferreira Kamla Esta pesquisa investigou a possibilidade da utilização de máscaras como um caminho pedagógico, facilitador e fomentador para o processo criativo do ator, propiciando a percepção do seu próprio processo de criação e os caminhos metodológicos adquiridos. Os estudos se apoiaram nas pesquisas pedagógicas de Constantin Stanislavski, Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Armando Sérgio da Silva, estabelecendo identificações e fusões, ressignificando e ampliando – tudo o que pudesse vir a ser máscaras. Utilizando-se do jogo entre as “máscaras”, a presente pesquisa teve como intuito promover improvisações e descobertas, que pudessem contribuir com a maneira de compreender e utilizar a ideia de “máscaras” na pedagogia teatral contemporânea. Além de amplificar e ressignificar o conceito de “máscara”, também apresenta a ideia de se institucionalizar esses procedimentos como ferramenta pedagógica para qualquer prática teatral – seja ela o treinamento do ator, a construção de personagens ou a criação de um espetáculo teatral –, tanto para o autoconhecimento e evolução artística, como para a expansão da visão de mundo.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2012) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA NA ELABORAÇÃO DA DRAMATURGIA DO ATOR Brenda de Oliveira Pesquisa sobre Dramaturgia do ator e Tradução Intersemiótica como formas de pensar a Interpretação e a Encenação, respectivamente. Com este objetivo, aproxima-se o signo teatral de outras linguagens — Artes Plásticas e Cinema — para, através dos Estudos Genéticos, compreender o processo criativo que nos levou a dois exercícios cênicos: Efêmea e …E fêmea.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2012) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA BOLSA DE FOMENTO: FAPESP Blog do processo Clique aqui para descarregar o PDF da dissertação A INDIVIDUALIDADE CRIATIVA DO ATOR NO TRÁGICO COTIDIANO Maritza Farías Cerpa A presente pesquisa visa disponibilizar a organização de um processo criativo teórico-prático, situado na interação da experimentação dos princípios atorais desenvolvidos pelo ator russo Michael Chekhov, e, na apropriação das teorias e estética simbolistas propostas por Maurice Maeterlinck, adotando como base principal o conceito de “trágico cotidiano”. Propõe-se uma análise associação, enquanto proposição criativa, para a elaboração de cena teatral configurada a partir da individualidade criativa do ator e da procura de uma teoria como provocação dramatúrgica por meio de um processo com fins artístico-pedagógicos. Esta possibilidade busca ser uma ferramenta de aprofundamento na arte da atuação, na qual o ator é quem descobre e desenvolve sua própria linguagem cênica, resultando finalmente, uma experiência pratica de criação cênica autoral do ator, que abre um possível caminho de reflexão em torno da formação e do trabalho do ator como artista criador.

PESQUISA DE MESTRADO CONCLUÍDA (2013) ORIENTADOR: PROF. DR. FLÁVIO DESGRANGES BOLSA DE FOMENTO: GOVERNO DO CHILE DRAMATURGIA DE UMA NAU DE LOUCOS: UMA POSSIBILIDADE CÊNICA Evinha Sampaio A pesquisa propõe a criação de um espetáculo de teatro-dança a partir da relação do movimento do corpolouco, corpo do doente mental que vive nas ruas de São Paulo, com os anteparos (SILVA, 2010), elementos cênicos que protegem o ator em cena. Parte-se do princípio de que o corpo e o ambiente estão em constante modificação e se auto-atualizam permanentemente (KATZ & GREINER). Pretende-se refletir sobre a interferência do ambiente urbano de São Paulo no corpo desta pesquisadora e no corpolouco e criar um diálogo entre a observação do espaço urbano do corpolouco e a atitude do fazer artístico, procurando detectar o processo mútuo de contaminação – corpo-ambiente-ambiente-corpo – que o promove.

PESQUISA DE DOUTORADO CONCLUÍDA (ABRIL/2014) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA BOLSA DE FOMENTO: CAPES O ATELIÊ DO ATOR-ENCENADOR: INCIDÊNCIA, ENQUADRAMENTO, VULNERABILIDADE Rejane Kasting Arruda Partindo do par “anteparo – impressão digital” (Silva) como “vetor estruturante da prática atoral”, a pesquisa contou com a prática da criação, desenvolvida no “Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator” como um procedimento metodológico. Trabalhamos a hipótese “do arranjo” (não apenas um, mas um conjunto de anteparos produz a impressão digital), enquanto “expomos anteparos para encenar”. A intersecção entre diferentes pedagogias permitiu formalizar a prática e extrair funções. As modalidades de anteparos de Silva foram interseccionadas com os procedimentos de verbalização de Stanislavski e a “fala interna” passou a anteparo; enquanto que, na intersecção com Spolin, a “instrução de jogo” passou a anteparo; e a instância do “foco” implicou que os seus efeitos sobre o corpo se instalassem “fora do foco”. Percebemos a diferença entre a “função da incidência” – estabelecida em uma “fração infinestezimal do tempo” (Stanislavski) – e “o enquadramento”: quando o anteparo organiza, no tempo e espaço, os efeitos de incidência. Em intersecção com o “treino na imobilidade” (Grotowski) e a “memorização através da escrita” (François Khan), uma cadeia de anteparos nomeados passou a ser repetida pela escrita para que as incidências fossem fixadas em ordem e postas em jogo com o enquadramento. Por fim, na intersecção com o teatro performativo, o movimento tornou-se anteparo. A pesquisa chegou à formalização de uma “estrutura de funções articuladas” para instrumentalizar a pedagogia do ator: “anteparo, arranjo, incidência, enquadramento, foco, vulnerabilidade, impressão digital”.

PESQUISA DE DOUTORADO CONCLUÍDA (MAIO/2014) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA BOLSA DE FOMENTO: CAPES e FAPESP Blog do processo POÉTICAS DA CONSCIÊNCIA: ASPECTOS DO PÓS MODERNO NO OFÍCIO DO PERFORMER Adriano Cypriano A tese propõe uma “estrutura frouxa” para a Consciência Cênica. A possibilidade teórico prática preconizada organiza-se em exercícios e procedimentos de composição para a cena. A tese entende que por força da época o artista de teatro desfruta de um campo aberto a múltiplas influências; assim, o trabalho oferece um modelo que possa estimular a composição por meio de fontes diversas. A discussão sobre a atividade artística contemporânea em teatro é tangenciada por esta tese ao empreender a análise do processo oferecido como estudo de caso: Phyllis & Rosamond; Pas de Deux; Teatro de Bonecas. A formação continuada e processual do performer aliada a um regime libertário de trabalho pedagógico e profissional são proposições basilares para este estudo.

PESQUISA DE DOUTORADO CONCLUÍDA (AGOSTO/2014) ORIENTADOR: PROF. DR. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA