METODOLOGIA

METODOLOGIA GERAL DO CENTRO DE PESQUISA EM EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA DO ATOR:

ETAPA 1 1.1

Estudo aprofundado dos temas a serem desenvolvidos: Leitura e debates a respeito de como os principais professores – diretores (Stanislavski, Meyerhold, Artaud, Brecht, Grotowski, Barba, etc.) que trabalharam com o assunto. Analisar de maneira aprofundada o que foram a circunstância e a essência em relação a abertura para uma interpretação consciente criativa e que servisse de base para qualquer estilo de formalização. Seriam levados em conta nesta fase aspectos de atualização, principalmente no que diz respeito a Psicologia , a Física, a Semiótica e até mesmo a Informática e a Documentação Audiovisual como elementos de apoio para o ator.

1.2

Elaboração de Procedimentos de Aplicação de Exercícios para os atores: Trata-se da criação de exercícios para que o ator entenda a necessidade do procedimento. Tomar cuidado para não elaborar uma multiplicação de exercícios sobre o mesmo assunto fazendo com que o ator passe superficialmente e redundantemente pôr experiências improvisacionais sem o devido aprofundamento da mesma e conseqüentemente sem adquirir uma consciência do seu processo no aspecto em questão.

1.3

Aplicação e Documentação (fotográfica, vídeo, relatórios e outros materiais dependendo de cada exercício).Tomar cuidado para que o exercício não se transforme em um simples formalidade, mas sim na compreensão radical do processo. Para tanto se o exercício não se completar o mesmo deve ser repetido até a exaustão. Se for necessário, reformular o exercício até que o mesmo fique mais claro e o mais típico possível.

1.4

Avaliação: Debates, a respeito da importância da experiência para o teatro em geral e particularmente para a criação da personagem.

1.5

Cristalização: Exposição em aulas públicas e redação dos ensaios monográficos, para que funcionem como um estímulo criativo para outros pesquisadores.

ETAPA 2 2.1

Transformação do material de pesquisa em material artístico: Criação e produção de espetáculos provenientes das etapas anteriores específicas de cada pesquisa. Nesta etapa, cada pesquisador escolherá um tema e voltará a pesquisa, novamente, para experiências improvisacionais com o intuito de elaborar um espetáculo.

2.2

Elaboração e Apresentação de Micro-cenas: Mostra dos processos, escolha e configuração de linguagem de cada pesquisador. 2.3 Aplicação e Documentação (fotográfica, vídeo, relatórios e outros materiais dependendo de cada processo).

2.4 Debates:

Diálogo com público especializado, auxiliando nas escolhas de diretrizes em espetáculo.

2.5 Mostra:

Apresentação dos espetáculos e lançamento do DVD com os devidos processos. Obs: a partir desta metodologia geral, cada pesquisa desenvolve sua metodologia específica.