Publicações

Cada pesquisa possui o seu quadro específico de referência teórica, entretanto o CEPECA adota como bibliografia de referência os seguintes trabalhos:

LIVROS

APPIA, Adolphe. A obra de arte viva. Lisboa Editora Arcádia, s/d.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo, Editora Max Limonad Ltda., 1985.

ASLAN, Odete. O ator no séc. XX: Evolução da Técnica /Problema da ética São Paulo, Editora Perspectiva, 1994.

BABLET, Denis etalii. Les voies de la création théâtrale. Paris, Éditions du C.N.R.S.,1977.

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de Antropologia teatral. São Paulo/Campinas, Editora Hucitec – Editora da UNICAMP, 1995 BARBA, Eugenio. Acanoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo, Editora Hucitec, 1994.

BONFITTO, Matteo. O Ator Compositor. São Paulo, Perspectiva, 2002. BRECHT, Bertolt. Écrits sur le théâtre. Paris, L’Arche, 1972 – 79.

BROOK, Peter. O ponto de mudança: quarenta anos de experiências teatrais. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1994.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Petrópolis, Vozes, 1970.

CHAVES, Yedda Carvalho. A biomecânica como princípio constitutivo da arte do ator. S. Paulo: ECA-USP, 2001. Dissertação de mestrado.

CHEKOV, Michael. Para o ator. São Paulo, Martins Fontes Editora, 1996.

COHEN, Renato. A performance como linguagem. São Paulo, Perspectiva, 1989. _. Work in Progress. São Paulo, Perspectiva, 2002.

CONRADO, Aldomar. (org.) O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1969.

CRAIG, Edward Gordon. A arte do teatro. Lisboa, Editora Arcádia, 1911. DIDEROT, Denis. Paradoxo do Comediante DUVIGNAUD, Jean. Sociologia do Comediante.

EVREINOFF, Nicolas. Le théatre dans la vie. Paris, Librairie Stock, 1930. _. El teatro en la vida. Buenos Aires: Leviatán, 1956.

DECROUX, E. Paroles sur le mime, 9ª ed. Paris: Gallimard, 1963.

DECROUX, Maximilien & PINOK et MATHO. Pantomime, mime, expression corporelle. Paris: Temps, 1975.

FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (orgs). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski1959-1969. São Paulo: Perspectiva e SESC; Pontedera, It: Fundazione Pontedera Teatro,2007. FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998.

GORCHAKOV, Nikolai M. Stanislavski dirige (Stanislavski in reherseal: the final years). In: GORCHAKOV , Nikolai M.; TOPORKOV ,Vladimir O. Constantin Stanislavski – El proceso de dirección escénica: apuntes de ensayos. Ciudad de México: Escenología, A. C, 1998.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1992. HAUSBRANDT, Andrzej. Tomaszewski’s mime theatre. Warsaw: Interpress Publication, 1975.

HETHMON, Robert. El método del Actor’s Studio.Caracas, Editora Fundamientos, 1972. HOUDGE, Twentieth Century Actor Training (O treinamento do ator no Século XX). London: Rutlegde, 2000.

KNÉBEL, Maria Osipovna. El último stanislavsky. Madrid: Ed Fundamentos, 1996. _. La palabra en la creación actoral. Madrid: Ed Fundamentos, 2000. _. Poética de la pedagogia teatral. México: Ed. Siglo Veintiuno, 1991.

KUMIEGA, Jennifer. The theatre of Grotowski. New York: Methuen, 1985.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. S. Paulo/R. de Janeiro: Hucitec/Instituto Brasileiro de Arte e Cultura, 1992.

LEBEL, Jean – Jacques. El happening. Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión, 1967. _. Teatro e revolución: entrevistas com el Living Theatre, Caracas, Editora Monte Ávila, 1970. LECOQ, Jacques et alii. Le théâtre du geste. Mime et acteurs. Paris: Bordas, s.d. MEYERHOLD, Vsevolod Emilievich. In: HORMIGÓN, Juan Antonio. Meyerhold: textosteóricos. 3ª ed. – Madrid: Asociación de Directores de Escena de España, 1998. MONTES, Fernando (Org). Jerzy Grotowski – Lo que fue. Bogotá: Separata Gestus. MORENO, Jacob, Levy. O teatro da espontaneidade. São Paulo, Summus Editorial, 1984. RANGAERT, J. Jogar, Representar – práticas dramáticas e formação. São Paulo, Cosac Naify. RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azione fisiche. Milão: Ubulibri 1993.

ROUBINE, Jeans – Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1987. ROUBINE, Jeans – Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982. SCHECHNER, R.; WOLFORD, L. The Grotowski Sourcebook. London and New York: Routledge, 1997. SILVA, Armando Sérgio da. Oficina: do teatro ao te-ato. São Paulo, Editora Perspectiva, 1981. _. Uma oficina de atores: a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita. São Paulo, EDUSP, 1989. _. Oficina da Essência (Tese de Livre Docência – ECA-USP, 1999). Cepeca: uma oficina de pesquisatores. 1 ed. São Paulo: Associação Amigos da Praça, 2010. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo, Editora Perspectiva, 1979. _. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. S. Paulo: Perspectiva, 2001. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1970. _. A criação de um papel. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1990. _. A preparação do ator. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1986. _. Minha vida na arte. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira,1989. _. El Trabajo del Actor Sobre su Papel. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal.1977. _. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo en el Proceso Creador de las Vivencias. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal. 1980 _. Mi Vida en el Arte. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal 1981 _. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo en el Proceso Creador de la Encarnación. Tradução de Salomón Merener. Buenos Aires: Quetzal. 1983 _. Correspondencia. Tradução de Salomón Merener Buenos Aires: Quetzal. STOKLOS, D. O teatro essencial. São Paulo, Denise Stoklos Produções, 1993. TAIROV, Alexandre. Le théâtre libéré. Lausanne, L’Age d’homme, 1970. TOPORKOV, V.O. Stanislavski in techearsal: final years (trad. C.Edwards). Nova York:Theatre Arts Books, s.d. DISSERTAÇÕES E TESES ALMEIDA, Márcio Aurélio Pires de. O encenador como dramaturgo. São Paulo, Tese de Doutoramento – ECA-USP,1995. COUTINHO, Eduardo Tessari. O mimo e a mímica. Uma contribuição para a formação do ator brasileiro. São Paulo, 1993. Dissertação de Mestrado ECA-USP. __. Uma Cena Precisa. Procedimentos para uma cena quase pronta. São Paulo, 2000. Tese de Doutorado ECA-USP. JANUZELLI, Antonio Luiz Dias. Princípios básicos da preparação do ator para O espetáculo teatral. São Paulo, Dissertação de Mestrado – ECA/USP, 1984. KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais: um processo de criação no palco. São Paulo, Dissertação de Mestrado – ECA/USP, 1981. MOTTA-LIMA, T. Les Mots Pretiqués: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski. 2008. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. NUNES, Celso. O treinamento psicofísico na formação do ator. São Paulo, 1982. Dissertação de Mestrado ECA-USP. SUGESTÃO DE LEITURA DAS SEGUINTES DISSERTAÇÕES E TESE ORIENTADAS PELO PROF. ARMANDO SÉRGIO DA SILVA -Adriano Cypriano – “Caminhos no desconhecido – Breve sistematização de procedimentos de treinamento e ensaio a partir da análise de processo prático de confecção do espetáculo: A-Mor em Tempo de Mor-te” Mestrado – ARTES CÊNICAS/ ECA / USP, 2003. -Ana Paula Barbosa Correa, intitulada “Vôo Cego do Ator no Cinema Brasileiro: Experiências e Inexperiências Especializadas”. Escola de Comunicações e Artes, USP, 22/06/1995. -Andréa Copeliovitch – “A Construção da Personagem através do Ritual” Mestrado – ECA – Universidade de São Paulo – 1997 -Beatriz de Araújo Britto – “O inconsciente no processo criativo do ator –por uma cena dos sentidos (a experiência da criação coletiva)” – ECA / USP – Mestrado – 2001. -Clovis Dias Massa – “O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral” Mestrado – ECA – Universidade de São Paulo – 1997 -Cristiane Layer Takeda – “Cartas do Teatro de Arte de Moscou: O cotidiano de uma Lenda” – ECA / USP – Mestrado – 2001. -Elisabete Vitória Dorgam Martins, intitulada “O Chá de Alice: A utilização da Máscara do Clown no Processo de Criação do Ator”. – Doutorado ARTES CÊNICAS/ ECA/ USP, 2004. -Fausto Poço Viana – “A criação do figurino através do processo de interpretação” – ECA / USP – Mestrado – 2001. -Juliana Jardim Barbosa – “O ator transparente: o treinamento com as máscaras do Palhaço e do Bufão e a experiência de um espetáculo:” Madrugada “. Mestrado – ECA / USP – 2001. -Luis Geraldo Bejarano Arguedas, intitulada “A Análise na Cena: Ação Física e Jogo Gestual na Análise Prática do Texto em Teatro”. Escola de Comunicações e Artes, USP, 21/12/1994. -Luiza Carion Brás – Iniciação ao Treinamento do Ator Através da Técnica Corporal Desenvolvida por Klauss Vianna “- Mestrado ARTES CÊNICAS/ ECA/ USP, 2004. -Patrícia Leonardelli – “Treinamento Físico – diretrizes disciplinares para a autonomia criativa do ator” – ECA / USP – Mestrado – 2002. -Rachel Ornellas – “Caldeirão de bruxas: de como Macbeth virou Irmãs do Tempo em corpo e voz” – ECA / USP – Mestrado – 2001. -Rocio Irma Tovar Santa Maria – “As ações em Stanislavski e Meyrhold”, ECA / USP – Mestrado – 1998. -Sabrina Cunha – “O Drama no Corpo – Autonomia e identidade expressiva do ator” Mestrado – ARTES/ ARTES CÊNICAS/ ECA / USP, 2002.

veja também as dissertações e teses produzidas pelo Cepeca
»