O PROJETO

O Inventário da Cena Paulistana é um projeto de pesquisa realizado na Universiade de São Paulo pelo Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes no Centro de Documentação Teatral (CDT) e que tem como objetivo oferecer a estudiosos e público interessado informações e documentação relativas aos antigos espaços teatrais paulistanos.

Nessa etapa da pesquisa, estamos disponibilizando dados a respeito de 172 espaços usados para apresentações teatrais entre 1763 e 1930. Para esse intervalo de tempo, encontramos tanto locais construídos especificamente para serem usados como teatros, quanto outros que foram adaptados para tal finalidade, como os salões e os cinemas. Todos eles tiveram seus nomes registrados e suas histórias investigadas. A partir desse levantamento, estamos criando "biografias" para cada um deles.

Para tanto foi realizado um amplo levantamento de fontes em diversos arquivos da cidade (públicos e privados), bem como na bibliografia já disponível sobre o assunto.

De cada teatro ou salão registramos o endereço, a iconografia, as responsabilidades sobre o imóvel, o terreno e o uso comercial. Disponibilizamos também a indicação de documentos existentes a seu respeito.

Também nos interessou descobrir quais deles resistiram ao desabalado crescimento da cidade e permanecem como testemunhos de uma história sobre a qual ainda há muito a ser estudado.