Prova escrita:
Questão
proposta:
O teórico norte-americano Douglas Crimp,
em seu livro Sobre as ruínas do museu (Martins Fontes, 2005)
aponta coincidências entre o fortalecimento da instituição museu e da
disciplina de história da arte, a partir da difusão da fotografia,
ainda no século XIX. Desenvolva uma reflexão tendo como base os três
elementos: o museu de arte; a história da arte; a fotografia.
Prova Prática:
A prova
prática tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato de expressar
um raciocínio visual por meio do desenho, como também avaliar a
clareza com que suas idéias se organizam no papel.
Você acaba
de receber uma única folha em branco para a realização dessa prova e
terá tempo suficiente para expressar, numa única imagem, a sua visão
sobre a questão proposta. Se preferir utilize o verso do papel
(identificado com uma etiqueta com seu nome) para estudos e esboços.
Não é
necessário e nem obrigatório o uso da borracha.
Questão proposta:
A
fotografia tem como referência básica a luz. O desenho, a relação de
atrito do grafite sobre o papel. As especificidades materiais dos dois
meios, portanto, são diferentes. No entanto, o desenho de observação e a
fotografia registram o real de maneiras diferentes. Observando a
realidade a sua volta, mostre o que apenas o desenho – e não a
fotografia – é capaz de produzir.