Quando já somava 36 anos de carreira, atriz brasileira Ruth de Souza em entrevista a Maria Luiza Feck Saibro, publicada no Jornal “Correio do Povo” (RS) em julho de 1983 disparou: “Sou estrela sem jamais ter estrelado nada”. Ainda que a atriz declare que este termo não tenha grande significado, aquilo que nele está implícito pode ser fundamental para a análise de diversos aspectos de sua carreira, começando pela observação de como sua origem e história de vida foram fundamentais para a associação deste a atriz. A maneira como tal idéia teria sido construída, a partir de que momento em sua carreira ela começa ser tratada assim e quais elementos de sua trajetória contribuem para a elaboração de tal idéia, serão aspectos analisados no trabalho proposto. Em síntese, trate-se de pensar como sua história de vida propicia e gera a construção da idéia de ‘estrela negra’.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
202 f
Esta dissertação trata do teatro de mamulengos da Zona da Mata pernambucana, focalizando, especialmente, o trabalho dos mestres Zé Lopes, do Município de Glória do Goitá, e de Zé de Vina, de Lagoa do Itaenga. Entendido como 'teatro popular tradicional', é assim classificado por reunir características e técnicas específicas intrínsecas, que pretendem ser apontadas nesta pesquisa. Por sua atuação bastante presente nessa região, as fontes primárias utilizadas foram produzidas a partir de trabalho em campo, o que faz da etnografia uma técnica empregada. Os personagens têm importância fundamental nesse tipo de teatro, tendo sido descritos e estudados os mamulengos do acervo dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
184 f
Este trabalho estuda quatro peças escritas por jovens dramaturgos estreantes (O Assalto, Fala Baixo Senão Eu grito, À Flor da Pele e As Moças) que, ao surgirem no panorama do teatro brasileiro de 1969, foram consideradas pelo crítico Sábato Magaldi como representantes de um movimento específico, com características próprias, por ele denominado 'nova dramaturgia'. Para testar a hipótese da existência deste movimento, analisam-se a recepção da crítica da época aos textos mencionados e os traços de subjetividade neles existentes, concluindo-se que a proposição de Magaldi não se constitui.
Centro de Letras e Artes - Programa de Pos-graduação em Teatro
51 f. + anexos
Este trabalho tem como objeto de estudo o teatro de Samuel Beckett e a sua particular forma de notação, com a qual o autor consegue, com suas variações rítmicas, fixar uma estrutura cênica autônoma determinada, cujos princípios e valores devem ser procurados antes de tudo na cena. Para tal propósito, sendo de caráter prático o maior interesse da pesquisa, configurou-se como a melhor opçao de trabalho a montagem de um texto do autor, tendo sido escolhida a peça Dias Felizes, por sua concisão e rigor notariais. A par da montagem, encontra-se uma reflexão sobre a recepção da obra de Beckett no Brasil, como uma determinada leitura, feita a partir das originais concepções de Martin Esslin sobre Beckett e outros autores do século XX, pautou a maneira como os encardenadores, atores e críticos e público viram o teatro beckettiano. E de como tais reflexões, difundidas a partir do jornalismo teatral, continuam até hoje a direcionar o olhar e vedar o verdadeiro acesso â obra de teatro de Samuel Beckett.