A pesquisa acompanha e discute o ensino regular de Teatro em direção a crianças e pré-adolescentes das séries iniciais da educação básica (1ª a 4ª série do ensino fundamental), reunidos numa turma multisseriada, em escola da rede pública estadual de São Paulo. A partir de observação etnográfica são abordados de forma qualitativa fenômenos pedagógicos emergentes no processo de trabalho do grupo com o teatro improvisacional, cujos procedimentos didáticos foram ancorados no sistema de jogos teatrais proposto por Viola Spolin. A proposta de ensino do Teatro sistematizada por Spolin oferece, neste caso, a oportunidade de uma articulação com a teoria histórico-cultural do desenvolvimento de Vygotsky, particularmente no que se refere à leitura vygotskiana do processo de formação de conceitos na ontogênese humana. Os conceitos de JOGO COM REGRAS, COOPERAÇÃO e FISCALIZAÇÃO são focalizados na pesquisa destacando-se: a) Aspectos teatrais de jogos tradicionais infantis; b) A dimensão sócio-educativa das relações de cooperação necessárias ao jogo teatral; c) Implicações cênicas do conceito teatral de fiscalização.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.