A pesquisa apresentada nessa dissertação visa investigar o processo de ensino/aprendizagem e teatro, compreendido em um contexto de ação sociocultural. Tomamos como objeto de estudo propostas da sociedade civil ligadas ao atual conceito de terceiro setor. Analisamos dois projetos de intervenção social que seguem modelos de operação distintos: um técnico-instrumental (Associação Meninos do Morumbi) e outro crítico- libertário (ASA-Recanto Primavera) a fim de se confrontarem objetivos e procedimentos no esclarecimento do problema central: a possibilidade de transformação individual e social através da prática teatral. Observamos como as propostas do terceiro setor podem, ao mesmo tempo, possibilitar e limitar a ação sociocultural dentro dos objetivos citados acima. E verificamos como o teatro pode se efetivar como um espaço de desenvolvimento humano e como um meio de se refletir, articular idéias e símbolos ligados eticamente ao espaço público e à formação de cidadãos.
Atenção! Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. Para alguns deles, no entanto, acrescentamos a opção "Visualizar/Download", que remete aos sites oficiais em que eles estão disponibilizados. Além disso, a seção "Links para publicações online ou sites especializados" dá acesso a sistemas de buscas complementares a este banco de dados.