A Censura em Cena

Desde o inicio de 2002, uma equipe da Escola de Comunicações e Artes - ECA/ USP, coordenada pela Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa, vem desenvolvendo o Projeto de Pesquisa A Censura em Cena - O Arquivo Miroel Silveira - organização e análise dos Processos de Censura Teatral do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo - DDP-SP, entre os anos de 1927 e 1968. Este período vai da criação do DEIP - Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda, no governo Vargas, até a incorporação da censura pela Polícia Federal, em 1968.

Para divulgação dessas informações foi criado um Banco de Dados no qual constam informações como: título, autor, produtor, diretor, atores, data e local de apresentação da peça, gênero (informado pelo proponente), resumo do texto, além de dados sobre a censura - nome dos responsáveis, deliberação censória e palavras censuradas, quando houver essas indicações.

Há ainda informações acerca de músicas que por ventura fizessem parte dos espetáculos, do cenário e da companhia que realiza a encenação. Esse Banco de Dados, que pretende contribuir para a reconstituição da história do teatro paulista e para o resgate da memória da censura teatral, está acessível aos visitantes do site.

Além da base de dados, estamos disponibilizando informações acerca dos processos censórios e trechos de entrevistas, relatórios e outras publicações, resultado das intensas atividades cientificas desenvolvidas por toda a equipe.

Já temos catalogados cerca de 50% dos processos do Arquivo Miroel Silveira. A alimentação do banco de dados é feita regularmente regularmente pelos bolsistas do projeto.

Importante: Os documentos originais só estarão disponíveis à consulta após o encerramento da catalogação, respeitando-se as condições de preservação do material e os direitos autorais e de sigilo.

Copyright 2009 Arquivo Miroel Silveira - Todos os direitos reservados